Picasa: crie vídeos de slides com as suas fotos

3 min de leitura
Imagem de: Picasa: crie vídeos de slides com as suas fotos

O Picasa é um excelente gerenciador de fotos. Com ele você pode criar uma porção de álbuns para colocá-las em categorias específicas, encontrando-as sempre que você precisar. Além disso, o programa oferece várias maneiras de visualizar as suas fotos e até mesmo fazer ajustes básicos.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o Picasa é capaz de fazer montagens muito bonitas, como colagens e filmes de slides. E é justamente o que você vai conferir nesse tutorial: como criar um filme caprichado a partir de várias fotos.

Bem, para começar, abra o seu Picasa e clique no botão para criar um novo álbum (Ctrl + N).

Quando a janela de propriedades do novo álbum for aberta, coloque os detalhes que você achar melhor, como nome, data e descrição. Depois, dê Ok.

Agora que o álbum foi criado, ele aparecerá no canto superior esquerdo da tela com o nome que você escolheu. Basta então selecionar as fotos que você usará no filme e arrastá-las para dentro do álbum.

Quando estiver com o álbum criado selecionado (basta apertar nele para abri-lo), dê um clique no botão Filme, na parte de baixo da tela.

Clique em Criar Filme

Assim, será aberto o Movie Maker (criador de filme). Nele você verá todas as suas fotos colocadas na parte de baixo, junto com um controle de tempo e diversas opções no lado esquerdo. Para organizar a ordem em que as fotos aparecerão no vídeo, basta selecioná-las e arrastá-las para os lados.

Na primeira aba, chamada Filme, você pode colocar uma faixa de música em WMA ou MP3 clicando no botão Carregar. Se você realmente for escolher uma música para tocar ao fundo, deverá escolher se quer que as fotos se ajustem ao tamanho do áudio ou o contrário.

Também é possível escolher qual Transição será utilizada, como escurecer, dissolver, círculo e várias outras (é importante escolher aquela que você acha mais adequada ao seu vídeo). Logo depois, escolha a duração do slide e a sobreposição (a porcentagem que um slide ficará sobre o outro durante as transições).

Dimensões é a resolução do seu vídeo, sendo que o padrão de DVD é 640x480 pixels, HD (alta definição) é 1280x720 pixels e Full HD é 1920x1080 pixels.

Ao clicar na aba Slide, é possível colocar um texto para cada um dos slides, bastando selecioná-lo na parte de baixo da tela para que apareça a opção no lado esquerdo. Você pode escolher várias opções de formatação, bastando digitar o texto no espaço para que ele apareça imediatamente no preview localizado ao meio da tela.

Para definir como e onde o texto aparecerá, fique de olho na opção Modelo, pois é ali que você escolherá isso. Ou seja, para descrições de fotos, prefira escolher Vídeo de Música Esquerda/Direita , assim as mensagens não ficam aparecendo sempre no meio da tela — e sim nos cantos.

Tudo pronto? Então é só clicar no botão Criar Filme (ou YouTube, para enviar direto para o site de vídeos).

Basta aguardar até que o processo de criação termine.

E pronto! O programa mostrará para você o resultado final do vídeo nele próprio.

Aonde foi parar o meu vídeo?

Todos os vídeos criados com o Picasa vão para a pasta Minhas Imagens, que o próprio programa usa como padrão. Mais precisamente, você encontrará os vídeos em:

\Meus Documentos\Minhas Imagens\Picasa\Filmes\

Como pode ser percebido, o Picasa tem múltiplas funções, e uma delas é criar vídeos muito bonitos. Apesar de ser algo simples, o resultado não fica nem um pouco amador, pois dependendo da transição escolhida, as imagens entram com bonitos efeitos. Cabe à você ter criatividade para escolher as melhores opções, a música certa e os textos que aparecem na tela. Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.