YouTube Go é a nova aposta da Google para economizar o seu plano de dados

2 min de leitura
Imagem de: YouTube Go é a nova aposta da Google para economizar o seu plano de dados

Durante um evento realizado nesta terça-feira (27), na Índia, a Google surpreendeu o público ao anunciar um novo aplicativo para o seu site de vídeos. Diferentemente do app convencional ou mesmo de sua versão Kids – lançada recentemente –, o YouTube Go foi desenvolvido tendo em mente as necessidades de consumo de conteúdo multimídia por parte do público mesmo em áreas em que a conectividade é mais limitada.

Não é de se estranhar que a Gigante das Buscas tenha escolhido o país asiático como campo de testes para a novidade, já que apesar de o mercado mobile indiano ser um dos que mais crescem em todo o mundo, a falta de pontos de conexão WiFi e de bons planos de dados ainda é um problema a ser superado no país. Para contornar essas barreiras, a ideia é que o novo software traga todo tipo de ferramentas para que o usuário possa restringir o consumo ao assistir a vídeos ou compartilhar o material com colegas sem acesso à internet.

Assim fica mais fácil poupar a sua conexão, não é?

Com o app instalado, basta tocar em um clipe para que uma janela de preview surja na tela do seu smartphone. Além de trazer um tipo de slideshow com algumas das cenas da produção – permitindo que você confira de antemão o conteúdo do item –, o box oferece a opção de reproduzir o vídeo ou armazená-lo no seu aparelho, sendo possível escolher ainda se o material é transmitido na sua qualidade normal ou em uma versão mais modesta – que gasta menos da sua banda ou do espaço em disco.

Essas funcionalidades possibilitam que o público saiba antecipadamente qual impacto assistir ou não a aquele trailer de filme ou vídeo de gameplay pode impactar na sua cota mensal de dados – tornando a decisão bem mais simples de ser feita. O YouTube Go também vai promover a economia de conexão ao permitir que você repasse através de Bluetooth o conteúdo baixado anteriormente ou sendo visualizado via streaming na plataforma da Google – evitando que outras pessoas precisem fazer o download do material.

Necessidades universais

A Índia nos dá um insight antecipado do futuro da internet

De acordo com Johanna Wright, vice-presidente de produtos do YouTube, o novo aplicativo foi desenvolvido com as necessidades dos indianos em mente e com o objetivo de fazê-los mais conscientes de seu papel social. “Em um mundo cada vez mais adepto do ‘mobile first’, a Índia nos dá um insight antecipado do futuro da internet”, analisa a executiva, um discurso bem próximo do de Sundar Pichai, CEO da Google, que acredita que os problemas de conexão dos indianos podem ser universais.

Se formos parar para pensar, muitas das limitações de conexão brasileiras são comuns às da Índia, o que pode significar um público extra para esse app e mais um mercado amplo para que a companhia faça seus testes de adoção da ferramenta. Infelizmente, ainda não há data de lançamento oficial do YouTube Go – seja no país em que foi anunciado ou no restante do mundo –, mas, caso você tenha ficado interessado na proposta, é possível visitar seu site oficial e fazer um registro para receber novidades a respeito do aplicativo em primeira mão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.