Arrasou! YouTube começa a liberar interface com Material Design

1 min de leitura
Imagem de: Arrasou! YouTube começa a liberar interface com Material Design

Parece que a Google finalmente resolveu atualizar a interface do seu famoso portal de vídeos. A nova cara do YouTube estava em testes desde abril, sendo que as mudanças começam a ser aplicadas gradualmente para alguns navegadores e usuários.

O visual baseado no Material Design se aproxima daquilo que vemos em apps e no próprio estilo do Android. Com cores sólidas, espaçamento avantajado, fontes em tamanho reduzido e harmonia entre os elementos, o novo YouTube se apresenta de forma muito moderna.

Conforme constatamos em nossos testes, o design atualizado do portal é aplicado em todos os setores, incluindo as páginas de vídeos e os canais. Na área de reprodução de mídia, as principais alterações são visíveis nas áreas de descrição e de comentários. O player não parece ter sido modificado, uma vez que já recebeu uma repaginada recentemente.

Os canais do YouTube ganham uma cara homogênea, de modo que o site detecta as principais cores do ícone para criar uma interface elegante e compatível com cada canal. No caso do TecMundo, as barras ficam todas em tom de azul, casando perfeitamente com o nosso símbolo. Alguns elementos foram reposicionados e outras áreas removidas, o que deixa o visual mais limpo.

O material design também altera a barra principal do site, mostrando versatilidade e personalização. Aliás, falando nisso, essa área está bem mais simples, com o campo de buscas centralizado e ícones mais simples. A barra lateral (ativada no logotipo do site) também conta com algumas mudanças, ainda que sutis, elas garantem a combinação com o restante do site.

Como ativar o novo visual do YouTube?

Por ora, não existe uma fórmula exata para ter acesso ao novo layout do site. A Google está liberando as novidades gradualmente para alguns navegadores e contas, mas não está bem claro como funciona isso. Em nossos testes, o visual foi ativado sem login e somente no Google Chrome, mas isso não funcionou em todas as máquinas.

Os usuários que tiverem acesso ao recurso, no entanto, podem decidir se querem o novo design ou o antigo através do botão que fica no canto esquerdo inferior da tela. De qualquer forma, não adianta ser muito resiste, pois a nova interface será implementada definitivamente muito em breve. O que você achou dessa repaginada no visual?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.