Conheça 10 recursos do YouTube que você (talvez) nem sabia que existiam

8 min de leitura
Imagem de: Conheça 10 recursos do YouTube que você (talvez) nem sabia que existiam

O YouTube é sem dúvidas a plataforma de streaming de vídeos mais popular da internet nos dias de hoje. Criado em 2005 e comprado pela Google já em 2006, o serviço revolucionou a rede mundial de computadores (e agora de celulares e tablets) veiculando vídeos que os próprios usuários enviavam e criando praticamente uma rede social – com direito a perfil e comentários – que girava em torno dos pequenos filmes hospedados no site.

Com o passar do tempo, o formato caiu no gosto dos usuários e mudou completamente a maneira como lidávamos com vídeos na internet. Grandes empresas produtoras de materiais de vídeos, como canais de TV, produtoras de vídeo, artistas musicais, cineastas etc. se renderam à plataforma e passaram também a veicular suas criações através dela.

Mesmo com o número enorme de usuários, o YouTube ainda tem seus segredos, como recursos extremamente úteis que podem facilitar muito a vida dos usuários. Listamos neste artigo 10 das funções mais interessantes que a plataforma disponibiliza e que poucas pessoas conhecem ou utilizam, mas que podem mudar nossa maneira de usar esse serviço tão popular. Confira:

Álbuns musicais completos

Você já deve ter encontrado vídeos no YouTube que contêm todas as músicas de um mesmo álbum, geralmente colocados lá de maneira ilegal por algum usuário, através dos quais é possível ouvir um disco completo de determinado artista. Porém, é possível localizar todas as faixas de um CD ou LP de certos músicos ou bandas de maneira extremamente organizada na plataforma de streaming.

É possível localizar todas as faixas de um CD ou LP de certos músicos ou bandas de maneira extremamente organizada na plataforma de streaming

Experimente buscar pelo nome de algum artista no YouTube e você verá, além dos resultados normais, uma página personalizada com informações sobre o músico que você procurou. No menu do lado direito da tela, é possível ver as faixas principais e os álbuns do artista. Clicando neles, em alguns casos, você terá disponíveis todas as músicas do disco escolhido para você ouvir via streaming, incluindo os videoclipes oficiais e muito mais.

Página personalizada dos Beatles no YouTube

Atalhos para o teclado

Você já deve ter se encontrado em uma situação em que o uso do mouse acaba sendo cansativo e a utilização de teclado no atalho facilitaria muito a realização de alguma ação, especialmente na hora de assistir a vídeos. O YouTube disponibiliza uma série de atalhos no teclado através dos quais você pode controlar o que está assistindo de maneira mais simples.

O YouTube disponibiliza uma série de atalhos no teclado através dos quais você pode controlar o que está assistindo

Como a maioria das pessoas já deve saber, a Barra de espaço ou a letra "K" pausa e dá play no vídeo que está sendo executado no momento. Os números, de 1 a 9, levam o cursor do vídeo para a porcentagem relativa; por exemplo, 2 é igual a 20% do filme, 7 é igual a 70%, e assim por diante. Os botões “Home” e “End” levam o cursor para o começo ou o fim, respectivamente, e as setas direcionais avançam ou retraem a execução das imagens. Já as letras "J" e "L" voltam ou aceleram a exibição em 10 segundos.

Atalhos no teclado

Colocar os vídeos em repetição automática

Esse recurso pode ser bastante útil quando queremos fazer um vídeo recomeçar automaticamente assim que acabar. É perfeito para trilhas sonoras de festas que não podem parar e não vão exigir que alguém corra para acessar o YouTube e recomeçar a transmissão. Assim, basta você clicar com o botão direito do mouse sobre o vídeo que está passando e selecionar “Loop”. Simples assim.

Opção de loop no YouTube

Economizar dados em seu smartphone

Uma das maiores dores de cabeça para quem usa smartphones e assiste a vídeos fora da área de uma conexão via WiFi é conseguir economizar os dados de internet móvel do celular, que geralmente são poucos e preciosos. Caso não seja necessário assistir a tudo em uma qualidade estupenda em seu dispositivo móvel, existe uma opção para que você limite o gasto de dados quando utiliza o seu 3G ou 4G.

Existe uma opção para que você limite o gasto de dados quando utiliza o seu 3G ou 4G

Para ativar esse recurso, acesse as configurações de seu aplicativo do YouTube para Android e toque em “Gerais”. Lá, ative a opção “Limitar dados móveis” para que os vídeos sejam reproduzidos em alta definição apenas quando você estiver conectado a uma rede WiFi.

Opção para limitar o gasto de dados do YouTube no smartphone

Editor de vídeos

Criou um vídeo legal e quer postá-lo no YouTube, mas ele precisa de alguns retoques antes de ir para o ar? Não se preocupe em ir atrás de editores complicados ou caros para dar uma mexida naquilo que você registrou. Na hora de fazer o upload em sua conta na plataforma, existe a opção de editá-lo ali mesmo, no próprio YouTube.

Não se preocupe em ir atrás de editores complicados ou caros para dar uma mexida naquilo que você registrou

Caso você não tenha intenção de colocar seu vídeo na plataforma, mas mesmo assim queira editá-lo, o YouTube vai ajudá-lo da mesma forma. Basta acessar https://www.youtube.com/editor e mexer à vontade no seu registro. Esse recurso ainda disponibiliza uma lista de músicas e efeitos sonoros gratuitos que você pode usar livremente para incrementar a sua gravação.

Editor de vídeos do YouTube

Interface própria para Smart TVs

O YouTube tem sido acessado cada vez mais de diferentes plataformas, que incluem, além do computador e dos smartphones, tablets, video games e Smart TVs com acesso à internet. Para dar mais conforto aos usuários, o serviço de streaming disponibiliza uma interface especial feita pensando em quem acessa o YouTube pela TV através do endereço https://www.youtube.com/tv.

O serviço de streaming disponibiliza uma interface especial feita pensando em quem acessa o YouTube pela TV

Essa interface apresenta o mesmo conteúdo que você encontraria na versão normal, mas com um layout mais amigável para quem o acessa através de um televisor. Nela, as miniaturas de vídeos são maiores, as informações escritas são mais visíveis e tudo já é exibido diretamente em tela cheia.

Interface do YouTube para TV

Marcar vídeos para assistir mais tarde

Esse recurso pode ser bastante útil para quem dá aquela olhada nos vídeos do YouTube e não tem como assisti-los no momento, seja por não ter como ouvi-los apropriadamente ou porque está querendo economizar dados da internet móvel, por exemplo. Isso acontece bastante também quando encontramos conteúdo da plataforma compartilhado em redes sociais.

Para não acabar esquecendo de acessar certos vídeos posteriormente, você pode salvá-los no próprio YouTube para assistir a tudo depois

Para não acabar esquecendo de acessar certos vídeos posteriormente, você pode salvá-los no próprio YouTube para assistir a tudo depois, no conforto (e na economia) de uma rede WiFi. Para isso, basta selecionar a opção “Adicionar a”, geralmente encontrada na parte inferior do vídeo, e marcar a caixa de seleção “Assistir Mais Tarde”. Isso vai adicionar o que você deseja ver depois a uma lista especial que pode ser acessada no seu perfil na plataforma.

Opção "Assistir Mais Tarde"

Programa de testes do YouTube

Para poder ter acesso às novas tecnologias do YouTube antes de todo mundo, ainda em fase de testes, basta entrar no link https://www.youtube.com/testtube e conferir as novidades que a plataforma pretende implantar para todos os usuários. Com o tempo, é claro, esses recursos mudam conforme outros vão sendo criados e aprimorados, mas sempre vale a pena dar uma olhada para ver o que há de novo lá.

Sempre vale a pena dar uma olhada para ver o que há de novo lá

Ultimamente, o YouTube vem testando sua nova função de transmissão de vídeos em 4K, a resolução Ultra HD que já está no mercado nos mais recentes monitores e Smart TVs. Também é possível ver quando uma nova interface vai ser implantada no YouTube, pois ela sempre é testada inicialmente no Programa de Testes da plataforma. Vale a pena conferir!

TestTube

Transformar trechos de vídeos em GIFs

Quer pegar aquele trecho divertido de um vídeo que você gosta para enviar para os amigos e não sabe como fazer isso da maneira mais prática? O mais indicado seria registrar a curta gravação em um GIF, mas geralmente os programas que fazem isso são complicados de usar.

O YouTube já disponibiliza em alguns vídeos uma opção para registrar um GIF do trecho que você quiser

Para facilitar a sua vida, o YouTube já disponibiliza em alguns vídeos uma opção para registrar um GIF do trecho que você quiser. Para acessá-la, basta ativar o botão “Compartilhar” do vídeo e selecionar a opção “GIF”. Isso abre um editor por meio do qual você pode definir o trecho a ser transformado em imagem animada. Infelizmente, são poucos os canais que disponibilizam essa opção, mas com o tempo é de se esperar que o recurso esteja disponível mais amplamente.

Editor de GIFs do YouTube

Vídeos em 360 graus para óculos de realidade virtual

A era da realidade virtual chegou e os serviços de internet como o YouTube e boa parte das redes sociais não querem ficar para trás com a implantação dessa nova tecnologia. Assim como acontece no Facebook, que já disponibiliza vídeos em 360 graus para serem apreciados com os famosos óculos VR, o YouTube também já veicula uma quantidade de gravações nesse formato.

A era da realidade virtual chegou e os serviços de internet como o YouTube não querem ficar para trás

Caso você não possua um dispositivo de realidade virtual, não se preocupe: os vídeos podem ser vistos da mesma maneira, sem o auxílio dos óculos, e você pode visualizar as imagens em 360 graus através dos botões de navegação no canto superior esquerdo do vídeo. Com um smartphone e o aplicativo do YouTube, basta mover o seu celular para observar todos os cantos da gravação mostrada.

Um exemplo de vídeo em 360 graus no YouTube

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.