Esqueça sua senha: Yahoo! Mail agora permite login através de código SMS

1 min de leitura
Imagem de: Esqueça sua senha: Yahoo! Mail agora permite login através de código SMS

Enquanto empresas especializadas em tecnologia defendem a solidez indubitável dos códigos de segurança, o próprio “pai dos passwords” já disse em claro e bom tom que as “as senhas acabaram se tornando um pesadelo”. Então o que fazer? Se depender da Yahoo!, o login junto de contas de email vai exigir apenas o uso de um celular.

Lançado nesta semana, o sistema “on-demand passwords” dispensa o preenchimento do campo de senhas para o acesso a contas. É que mensagens de celular informam ao usuário um código determinado, que substitui os tradicionais passwords. O mecanismo se assemelha ao modelo de autenticação de duas etapas (base que também faz uso de códigos informados a apps de segurança para computadores de mesa e mobiles, por exemplo).

A diferença, no caso do on-demand passwords, é que a primeira fase de autenticação é dispensada; os usuários precisam usar seus celulares para a rápida consulta de uma mensagem SMS, informar ao email a “senha” e então fazer o login. “Você não precisa mais memorizar uma senha difícil para acessar sua conta – que alívio”, diz a Yahoo!.

Mas então como ativar o novo sistema? Faça o login normalmente junto de seu email e clique em seu nome, opção esta localizada à direita do canto superior da página. Selecione o botão “Segurança” e clique em “On-demand passwords”. Adicione seu número de telefone e aguarde o envio de um código de verificação. Pronto! Da próxima vez em que o acesso à sua conta for feito, o código exibido pela mensagem SMS deverá ser informado para o login.

Atenção: o novo sistema de verificação de segurança está disponível atualmente apenas para usuários dos EUA. Espera-se que mais regiões sejam abarcadas pela ferramenta dentro dos próximos meses. Os SMSs, segundo informam usuários norte-americanos, podem demorar de 10 a 15 minutos para chegar até o celular – o que pode condenar o trabalho de quem precisa acessar sua conta rápida e frequentemente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.