Teve a senha do Yahoo! roubada? Saiba o que fazer

Hackers divulgaram detalhes de mais de 400 mil contas do Yahoo. Confira algumas dicas para evitar que essa invasão lhe cause problemas.
  • Visualizações8.938 visualizações
Por Felipe Arruda em 12 de Julho de 2012

Teve a senha do Yahoo! roubada? Saiba o que fazer

(Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo)

Recentemente, publicamos uma lista com os maiores casos de roubo de dados da internet. Se tivéssemos feito essa lista hoje, poderíamos incluir mais um: detalhes sobre mais de 450 mil contas do Yahoo! foram divulgados por hackers em um fórum da internet, logo após invadirem os servidores da empresa.

A maior parte dos endereços divulgados parece ser de contribuidores do próprio Yahoo. Além disso, a empresa insiste em dizer que “o arquivo” de senhas roubado é muito antigo e não oferece um grande risco. Porém, a ação dos hackers foi executada em uma base de dados, por meio de uma injeção de comandos SQL e, por mais que o Yahoo diga que menos de 5% dos dados divulgados ainda sejam válidos, nunca é demais se prevenir.

Outro ponto preocupante em relação às contas divulgadas é que muitas delas usam endereços de emails de outros serviços como senhas. A CNET especula sobre a possibilidade de isso dizer respeito ao serviço que permite a alguém se autenticar no Yahoo com uma conta do Gmail, Hotmail e outros provedores de email. Pode ser que o estrago seja bem maior do que a empresa imagina.

Por isso, é importante que aqueles que possuam uma conta no site tomem algumas providências para evitar que o ataque lhe traga maiores dores de cabeça.

Dicas simples e efetivas para aumentar a segurança

Antes de tudo, leve em consideração que, se você tem uma conta no Yahoo!, ela não está mais segura. Portanto, troque imediatamente a senha da sua conta. Para isso, basta se autenticar na página inicial do servidor de emails e, em seguida, acessar o link “Minha Conta” no menu principal do usuário, localizado no canto superior esquerdo da tela.

Teve a senha do Yahoo! roubada? Saiba o que fazer (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois disso, na seção “Entrada e segurança”, clique no link “Alterar sua senha” e, em seguida, informe o password atual e a nova senha a ser cadastrada. Clique em “Salvar” para efetivar a mudança. Uma mensagem alertará sobre o sucesso da operação.

Mas não é só isso!

Muita gente usa a mesma senha (e o mesmo login) em diversos serviços espalhados na internet. Portanto, se esse é o seu caso, não se esqueça de atualizar também o password desses outros sites. Coloque a memória para funcionar e tente se lembrar das contas nas quais você costuma se logar com a mesma senha, como o Orkut, Facebook, Twitter etc.

Outro ponto importante é lembrar se, algum dia, você já usou o perfil de outro serviço para acessar o Yahoo! ou algum site parceiro da empresa. Nesse caso, não esqueça também de mudar a senha desse serviço. Caso contrário, pessoas mal-intencionadas poderão usar o acesso à sua conta do Yahoo! para postar com o seu nome em outros sites.

Fonte: CNET



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!