Yahoo! cria um algoritmo que aponta para o caminho mais bonito

1 min de leitura
Imagem de: Yahoo! cria um algoritmo que aponta para o caminho mais bonito

Com a correria das cidades grandes e ritmo acelerado, fica quase impossível reparar nas belezas arquitetônicas e outros pontos de interesse que uma metrópole possui. Mas, se você não é desse time que não para de olhar para o relógio, parece que a Yahoo! começou a se preocupar mais no prazer que uma caminhada pode proporcionar.

Para isso, uma equipe do Yahoo Labs liderada por Daniele Quercia realizou uma aprofundada pesquisa para criar um algoritmo capaz de criar rotas que tornem a vida dos pedestres muito mais agradável, sem deixar de apontar para o caminho mais curto.

Utilizando-se de imagens capturadas nos serviços de localização Google Street View e Geograph, a equipe de Quercia disponibilizou uma grande quantidade de imagens de vários pontos de Londres, e todas estas imagens foram disponibilizadas no site UrbanGems.org, para que vários internautas pudessem ver diversas opções de fotos e escolher qual delas é a mais bela e agradável.

Opções de caminhada

Através do resultado obtido, os pesquisadores conseguiram misturar as rotas que seriam consideradas as mais rápidas com as informações que foram coletadas, fazendo com que a orientação sempre desse a preferência para os locais mais votados. O resultado foi muito satisfatório, permitindo escolher entre três opções e possibilitando a escolha entre uma sugestão agradável, silenciosa ou feliz.

Mapas mostram os diferentes caminhos com melhor avaliação obtidos nas pesquisas do Flickr

Para se certificarem de que as opções sugeridas realmente atingiram o objetivo principal de proporcionar uma caminhada mais confortável, 54 voluntários em Boston e 30 em Londres fizeram as rotas sugeridas. Todas as pessoas envolvidas no teste concordaram que o passeio foi muito mais prazeroso do que na opção mais curta.

A princípio, este estudo não foi realizado para a criação de um aplicativo ou serviço online, mas Daniele Quercia afirmou que o resultado positivo desta pesquisa pode culminar futuramente na criação de um app para o seu smartphone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.