Garoto de 17 anos vende aplicativo por mais de 60 milhões de reais

2 min de leitura
Imagem de: Garoto de 17 anos vende aplicativo por mais de 60 milhões de reais

Jovem, genial e agora milionário (Fonte da imagem: Reprodução/Vírgula)

Nick D`Aloísio, um jovem londrino de apenas 17 anos, acaba de se tornar um dos mais novos milionários do mundo da tecnologia. O garoto inventor de um aplicativo chamado Summly vendeu o software móvel para o Yahoo! e, segundo especulações da imprensa inglesa, deve receber uma fortuna de até 122 milhões de reais na transação. O valor não teria sido confirmado pela família do jovem e nem pelos respectivos compradores.

Organizando notícias

Tudo começou em 2011. Ele queria ler notícias em seu aparelho móvel, mas ficar procurando as novidades no Google era algo que o fazia perder muito tempo, além de trazer resultados ruins e muito desorganizados.

Foi aí, segundo ele, que surgiu a ideia do Summly – na época chamado de Trim It. Em seu quarto em Wimbledon, no sul de Londres, D`Aloísio teve então a ideia de criar um algoritmo que fosse capaz de resumir os resultados de busca automaticamente, organizando as notícias e priorizando itens mais importantes.

Programa conquistou mais de 500 mil usuários em cerca de um mês (Fonte da imagem: Divulgação/Summly)

Com tudo pronto, Nick lançou o programa em julho de 2011. Em pouco tempo ele foi eleito o aplicativo da semana, algo que turbinou os seus downloads e resultou em muita publicidade espontânea. Pouco tempo depois, ele já estava contando com o apoio de várias personalidades, como Yoko Ono e Ashton Kutcher.

Com tanto sucesso, o programa seguiu crescendo de forma sólida e muito rápida. Desde então, ele mudou de nome, se tornando o Summly, e passou a mostrar notícias e artigos de mais de 250 publicações "online" parceiras do aplicativo. Ele também traz os textos de forma reduzida, mostrando tudo em no máximo 400 caracteres.

Por um Yahoo! mais mobile

E por que o Yahoo! investiu tanto no programa? Segundo as especulações de alguns sites especializados dos Estados Unidos, a ideia, por incrível que pareça, é descontinuar o Summly, ignorando a crescente base de clientes que utiliza o serviço.

Investindo pesado (Fonte da imagem: Divulgação/Yahoo!)

Na verdade, o interesse da companhia está no algoritmo e em encontrar maneiras de utilizar a tecnologia desenvolvida pelo jovem em alguns novos produtos. Com isso, a empresa pode lançar produtos diferentes e aumentar a sua base de serviços móveis.

Talvez por isso, o acordo de compra ainda prevê que o garoto terá um cargo de trabalho na empresa em tempo integral por pelo menos 18 meses, ou seja, quem sabe as ideias empreendedoras de Nick D`Aloísio ainda possam render alguns frutos para o Yahoo!.

Atualizado

O valor recebido por D`Aloísio pode não chegar a cifras tão enormes. Após as primeiras especulações mostrarem valores que chegavam a 40 milhões de libras, diversas publicações internacionais passaram a citar o valor de 30 milhões de dólares como sendo o acordo firmado entre a empresa e o jovem empreendedor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.