O Yahoo! não anda bem das pernas e, nesse momento de crise, começou a rever algumas de suas ações passadas. Uma delas é a compra do Tumblr, em 2013, por um total de US$ 1,1 bilhão (R$ 4,3 bilhões). Acontece que, por mais que o site tenha uma base fiel de fãs, o negócio parece ter saído caro demais para a ex-gigante das buscas.

Em um relatório anual, a empresa declarou que o baixo desempenho financeiro do Tumblr pode levar a mudanças na nomenclatura do que foi gasto: segundo as novas contas, o Tumblr teria gerado um prejuízo de US$ 750 milhões (R$ 2,9 bilhões).

Anteriormente, esse era considerado o equivalente ao valor de ágio gasto pelo Yahoo! na aquisição. A quantia é composta por fatores que vão além do balanço comercial de uma empresa e não são facilmente medidos — reputação ou ideias futuras ainda incubadas, por exemplo.

Reorganizando

Como o Yahoo! pagou US$ 750 milhões "a mais" do que deveria na compra, o arrependimento é grande: a plataforma teria deixado de bater a meta de receita de US$ 10 milhões em 2015. Esse foi o negócio mais caro conduzido por Marissa Mayer e pode ser uma marca negativa em sua gestão já conturbada.

Como o Tumblr está perdendo mercado e possui pouca perspectiva de melhora a partir dos resultados de 2015, é possível que mudanças ocorram em breve nos bastidores da plataforma — atualmente, a equipe de vendas é combinada com a do Yahoo!, mas ela pode ser separada em breve. Fechamento ou troca de donos é difícil: apesar de tudo, trata-se ainda de um dos três maiores negócios do Yahoo! atualmente.

Você usa o Tumblr? Comente no Fórum do TecMundo