Sony lança Xperia Companion, ferramenta que gerencia aparelhos da linha

1 min de leitura
Imagem de: Sony lança Xperia Companion, ferramenta que gerencia aparelhos da linha

Os companions apps, ou, literalmente, “apps companheiros”, são atalhos que as empresas têm utilizado extensivamente para dar continuidade ao suporte de um determinado produto ou simplesmente permitir que o consumidor tenha um melhor controle sobre o dispositivo através de um programa à parte. A Sony também adere à onda e lança uma nova ferramenta: Xperia Companion, que permite gerenciar e realizar uma série de ações num smartphone da linha.

Não que isso seja inédito da companhia japonesa, que já tinha um programa parecido, o PC Companion. Mas o Xperia Companion é desenvolvido exclusivamente para a linha mais popular da empresa. Basicamente, o software permite que você explore os arquivos do seu dispositivo de bolso, atualize o sistema operacional, apague os dados pessoais ou, ainda, restaure o aparelho às configurações de fábricas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja a compatibilidade

Um importante adendo é que o novo programa não funciona no Windows XP (e sim, muita gente ainda utiliza esse sistema operacional) e trabalha com os modelos mais recentes do Xperia, mas pode não rodar em celulares antigos. Portanto, é seguro apostar na série Z3 em diante. Em tablets, a mesma coisa: no Z3 Tablet e no Z4 Tablet ele deve funcionar. Vale lembrar que em aparelhos antigos pode ou não dar certo; isso não está escrito em pedra nem pela Sony no site dela. Logo, não custa tentar para ver o que acontece caso você tenha um modelo mais velhinho. As linhas que colocamos são apenas sugestões daquilo que deve funcionar com 100% de certeza.

Interface do Xperia Companion

Fique atento ao sistema operacional: o Xperia Companion exige um Windows 7, 8, 8.1 ou 10. O programa pede apenas 52 MB para ser instalado, mas é importante ter aquele espaço adicional – 5 GB recomendados pela própria Sony – para gerenciar com segurança o conteúdo do seu smartphone. Além disso, 2 GB de memória RAM e pelo menos um processador Pentium 4 ou AMD equivalente são necessários.

Clique aqui para ser redirecionado ao site da Sony e efetuar o download do programa.

O que você acha dos softwares oficiais que permitem gerenciar smartphones através do PC? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.