Review: smartphone Sony Xperia Z3 Compact [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Sony Xperia Z3 Compact [vídeo]

Já virou tradição entre os principais fabricantes o lançamento de versões mais simples dos seus smartphones top de linha. A Sony, por exemplo, foi uma das primeiras a aderir a esta tendência, e, com a chegada do Xperia Z3 às lojas, a empresa japonesa não pensou duas vezes em mandar também para o varejo o Xperia Z3 Compact.

Para a alegria dos consumidores, o aparelho praticamente mantém as mesmas configurações do modelo que é o carro-chefe da empresa. Porém, a versão compacta chega ao mercado com um display em tamanho menor – 4,6 polegadas – e por um preço mais acessível.

Será que a fabricante nipônica acertou nas configurações e na proposta de mais esse lançamento? Isso é o que vamos conferir agora em mais uma análise do TecMundo. O smartphone Sony Xperia Z3 Compact foi cedido por empréstimo pela Cissa Magazine para a realização desta análise.

Testes de benchmark

Para a realização desta análise, submetemos o Sony Xperia Z3 Compact a quatro aplicativos de benchmark. São eles: 3D Mark (Ice Storm Unlimited), AnTuTu Benchmark 5GFX Bench (T-Rex HD Off Screen e T-Rex HD On Screen) e Vellamo Mobile Benchmark (HTML 5 e Metal).

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O teste Ice Storm Unlimited, do 3D Mark, é utilizado para fazer comparações diretas entre processadores e GPUs. Fatores como resolução do display podem afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

AnTuTu Benchmark 5

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

GFX Bench (Offscreen)

O GFX Bench é voltado para mensurar a qualidade gráfica. Isso inclui itens como estabilidade de desempenho, qualidade de renderização e consumo de energia. Os resultados são revelados em média de frames por segundo (FPS). Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes ao aparelho: HTML5 e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho do tablet no acesso direto à internet via browser. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Design

A Sony optou por não fazer uma cópia em miniatura do Xperia Z3 em sua versão Compact. Em vez do acabamento de metal nas laterais, o novo aparelho tem detalhes em plástico emborrachado. A parte traseira é em vidro, e o resultado final é que mesmo sendo mais simples, o visual premium foi mantido.

O modelo conta ainda com a certificação IP68, o que o torna resistente a àgua e à poeira. Ele pode ficar mergulhado a 1,5 metro de profundidade durante 30 minutos. Essa vedação é garantida graças às tampas laterais, que podem ser abertas, permitindo acesso ao cartão micro SD, ao conector USB e ao SIM card. Entretanto, é preciso tirar sempre a tampa lateral para conectar o carregador do celular, por exemplo, o que pode se tornar incômodo ou forçar as hastes e diminuir a vida útil do produto.

Desempenho

Embora seja mais simples do que o Xperia Z3, a Sony não economizou no hardware da versão Compact. O modelo pode ser classificado como um dos mais potentes do mercado, batendo de frente com outros top de linha. Em nossos testes, executando jogos pesados como Real Racing 3 ou Thor: O Mundo Sombrio, o desempenho foi perfeito.

A transição entre apps não apresentou nenhum tipo de problema, e em nenhum momento, mesmo com vários aplicativos em execução, foi preciso se preocupar com o consumo de memória RAM, uma prova de que o software do Z3 Compact está otimizado para o hardware do aparelho.

Interface

Não há novidades nesse quesito, e tudo aquilo que conferimos no Xperia Z3 foi mantido para a versão Compact. Porém, a Sony se tornou hoje uma das empresas que mais incluem softwares próprios instalados em seus smartphones, o que pode ser um incômodo para quem prefere versões mais limpas do Android. Há pelo menos uma dúzia de aplicativos próprios embarcados no sistema.

Tela

Com 4,6 polegadas, a tela do Xperia Z3 Compact é perfeita para aqueles que preferem não seguir a tendência dos top de linha atuais, que têm displays cada vez maiores. Porém, aqui percebemos uma diferença que o torna mais fraco do que os demais: a resolução da tela (apenas 1280x720 pixels).

Ela não chega a ser um incômodo ou a prejudicar a usabilidade, mas as cores não vão parecer tão nítidas como as que você vê na tela do Xperia Z3, por exemplo. A sensibilidade aos toques na tela é alta, e deslizar os dedos sobre o display é um movimento suave e agradável. O nível de reflexos é aceitável.

Bateria

A duração de bateria foi outro quesito que nos surpreendeu positivamente no aparelho. Em nossos testes, foi possível passar até um dia e meio sem a necessidade de recarga, utilizando o aparelho de forma moderada. Mesmo com o uso excessivo ele ainda fica acima da média, levando de seis a sete horas para drenar por completo a sua carga.

Além de um modo Stamina, que permite economizar bateria em muitos momentos, a recarga é outro ponto positivo. O carregador que acompanha o aparelho é de 1,5 A, o que torna o processo mais rápido.

Câmera

O sensor de câmera do Xperia Z3 Compact é o mesmo utilizado no Xperia Z1. Não há modificações no software de câmera em relação ao Z3, então temos o mesmo panorama: muitas opções em ferramentas e uma usabilidade não tão intuitiva, o que pode dificultar a vida de quem busca soluções mais simples.

Diferente do que aconteceu quando testamos o Z3, a versão Compact não esquentou em nenhum momento durante a gravação de vídeos em 4K. A qualidade da câmera para fotos não deixa a desejar, mas percebemos alguns ruídos e manchas levemente esbranquiçadas em alguns pontos aleatórios das imagens.

Áudio

A Sony é uma das empresas que mais dá atenção ao quesito áudio dos seus aparelhos. A qualidade sonora do Xperia Z3 Compact é das melhores, e o som emitido pelo celular é claro e alto. Os fones de ouvido que acompanham o aparelho também são de boa qualidade, suficientes para satisfazer as necessidades da maioria dos consumidores.

Vale a pena?

Diferente de outras versões mais simples de tops de linha que existem no mercado, o Xperia Z3 Compact pode ser considerado um dos smartphones mais interessantes da atualidade. Seu hardware dá conta do recado para praticamente qualquer tarefa, o que faz dele uma boa alternativa.

O ponto mais fraco do produto é a resolução da tela: um display Full HD seria o ideal. Porém, essa característica acaba impactando positivamente na duração de bateria, já que o consumo é um pouco menor.

Em nossas pesquisas, encontramos o aparelho pelo preço médio de R$ 1,5 mil, o que o torna a alternativa mais interessante da atualidade para quem procura um celular da Sony. A empresa tem tradição de praticar preços mais altos do que os seus concorrentes, mas parece ter encontrado um bom equilíbrio com o Z3 Compact. Sem dúvida, vale a pena incluir esse modelo na sua lista de desejos.

O smartphone Sony Xperia Z3 Compact pode ser adquirido na loja Cissa Magazine pelo preço de R$ 1.566,99 (consulta em 27 de janeiro de 2015).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.