Xperia Z3 Compact: saiba tudo sobre o "irmão menor" do top de linha da Sony

2 min de leitura
Imagem de: Xperia Z3 Compact: saiba tudo sobre o "irmão menor" do top de linha da Sony
Imagem: Sony

Em sua conferência de imprensa na IFA 2014, a Sony apresentou uma série de novidades, sendo as duas principais oXperia Z3 e o Xperia Z3 Compact. Esses dois smartphones são muito similares em praticamente tudo, mas o modelo menor tem algumas diferenças que devem atrair quem não curte smartphones muito grandes.

Certamente este dispositivo não é um top de linha para concorrer com os recém-anunciados modelos da Samsung ou da LG, por exemplo, mas ele deve garantir um bom desempenho por algum tempo e ainda traz a qualidade de construção pela qual a Sony já é conhecida. A principal diferença entre o Z3 tradicional e o Compact é basicamente o tamanho da tela e a memória RAM. Ademais, tudo é praticamente igual.

Especificações oficiais do Z3 Compact

  • Processador: Snapdragon 801 quad-core 2,5 GHz
  • GPU: Adreno 330
  • Tela: 4,6’’ HD TRILUMINUS X-Reality (1280x720)
  • RAM: 2 GB LPDDR3
  • Armazenamento: 16 GB + micro SDXC de até 128 GB
  • Conectividade: aGPS e GLONASS, Bluetooth 4.0, DLNA, NFC, WiFi (sem detalhes), LTE (só para algumas regiões)
  • Câmera: traseira - 20,7 MP Sony Exmor RS, gravação em HD e ISO 12800 / frontal – 2,2 MP 1080p
  • Bateria: 2.600 mAh
  • Dimensões: 127,3 x 64,9 x 8,64 mm e 129 g
  • SO: Android KitKat 4.4.4
  • Extras: resistente a água e poeira (IPX5-IPX8 e IP6X), autofalantes frontais com 3D Sound Surround, PS4 Remote Play e vários outros

Como você pode perceber, o Z3 Compact não é tão diferente do Z3 e tem apenas alguns elementos menos “poderosos”. Fora a tela e a RAM, a câmera tem um ISO menor e, naturalmente, a bateria também tem menos capacidade para armazenar carga. Contudo, como se trata de uma tela HD em vez de Full HD, imagina-se que isso deva garantir uma autonomia muito similar à do Z3 no cotidiano.

Aparência

O Z3 Compact tem exatamente o mesmo visual do seu irmão maior, porém a sua carcaça é significativamente menor. Isso garante que pessoas de mãos pequenas possam segurar o smartphone com mais segurança e ainda assim tenham um aparelho de bom desempenho.

As laterais do Z3 Compact também são de alumínio e seu aspecto arredondado deve dar bastante segurança e conforto ao segurar nas mãos. Diferente do Z3 tradicional, esse modelo menor vem em cores mais vivas. O preto e o branco foram preservados, mas, em vez de bronze e prata esverdeado, o Compact vem em vermelho e verde bem vivos.

Em questão de funcionalidade, eles apresentam praticamente as mesmas configurações, incluindo o PS4 Remote Play e a compatibilidade com os controles da Sony específicos para a nova linha de aparelhos Android da empresa.

É interessante notar ainda os altofalantes frontais do aparelho, que apareceram no Z3 tradicional e podem chegar também aos próximos smartphones da marca daqui para frente com mais frequência. A HTC e a Motorola já embarcaram de vez nessa onda e, quem sabe, outras concorrentes também resolvam melhorar o problema do som em smartphones.

Preço

A Sony não comentou sobre preços para o Z3 Compact ou mesmo data de disponibilidade no mercado, mas imaginamos que ele deve começar a ser vendido juntamente com o Z3 tradicional (nos próximos três ou quatro meses). Os valores da versão compacta devem ser naturalmente menores, mas não se sabe exatamente quanto. Portanto, é possível que a diferença de preço entre o Z3 e o Z3 Compact seja pequena.

Isso, entretanto, poderia comprometer as vendas de um ou de outro. Além do mais, como o Z3 está sendo considerado quase uma decepção se comparado aos seus principais concorrentes, é possível que o Compact, que tem agradado mais a imprensa internacional, tenha um desempenho melhor nas prateleiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.