Xiaomi e Ni Ling se juntam para produzir novo calçado smart para corridas

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Dizem que o mundo é dos espertos, e essa “verdade universal” vem se expandindo para além dos seres humanos, chegando no mundo da tecnologia. Com a adição dos vestíveis no catálogo das empresas do setor, temos óculos, pulseiras, relógios e, agora, tênis inteligentes. Ok, os calçados smart não são a última novidade no ramo, mas pela primeira vez devem começar a ser produzidos em larga escala pela chinesa Li Ning. Para levar em frente a empreitada, a fabricante vai contar com ajuda da Xiaomi – considerada a Apple da China.

A ideia é usar a experiência com wearables adquirida pela Huami Technology – braço da Xiaomi responsável por criar a smartband Mi – para criar uma nova solução em tênis de corrida. É um plano arriscado para a Li Ning e que vai exigir um bom investimento no projeto, mas, talvez, seja a única chance de a companhia reverter os resultados cada vez menos expressivos nas vendas nos últimos três anos. Com seu calçado esportivo inteligente, a chinesa espera atingir um público mais jovem e antenado à tecnologia.

O produto ainda não tem nome, mas já se sabe como deverá ser o seu funcionamento básico. Um chip posicionado na sola dele vai coletar dados semelhantes aos obtidos por outros vestíveis inteligentes, como passadas, distância percorrida, e, possivelmente, fazer sugestões de novos desafios para o corredor. Toda comunicação do dispositivo deve ser feita através de um celular da Xiaomi, que também terá acesso às estatísticas e configurações gerais. Não há confirmação se o suporte se estenderá a smartphones Android de outras marcas.

Embora a iniciativa seja interessante para quem curte bater perna por aí ou participar de competições diversas de corrida, seu sucesso vai depender – muito provavelmente – do preço estipulado pela Li Ning para o calçado. Como o tênis inteligente perde em recursos para seus irmãos que são vestidos da cintura para cima – que medem pressão, batimento cardíaco e outros sinais vitais –, vai precisar de um valor agressivamente baixo para abocanhar sua fatia de mercado.

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