Mais colorida e com novidades, MIUI 8 é apresentada pela Xiaomi

3 min de leitura
Imagem de: Mais colorida e com novidades, MIUI 8 é apresentada pela Xiaomi

Na última terça-feira (10), a Xiaomi apresentou ao público de forma oficial a MIUI 8, sua nova interface Android que traz diversas novidades, entre elas um ambiente mais colorido para os 200 milhões de usuários que estão espalhados ao redor do globo.

Além de apresentar um novo visual, a nova versão da interface também permite personalizar ainda mais os aparelhos, recorrendo a recursos como alterar a cor da interface com base no clima do lugar em que está e proporcionando visuais variados para dias de Sol, bem como naqueles em que a chuva predomina.

As novas cores prometem oferecer um visual mais arrojado aos usuários do MIUI 8

Outro detalhe mencionado está na mudança das fontes presentes na MIUI 8, que foram usadas para garantir que o usuário tenha mais conforto ao ler os conteúdos exibidos na tela. Segundo a empresa chinesa, a nova interface foi pensada para oferecer uma leitura facilitada por até 6 horas.

Até mesmo as fontes receberam um tapa no visual nessa nova versão da interface

Rodando, rodando

Também foi mencionado que a equipe responsável pelo smartphone uniu forças com 50 parceiros fornecedores de mídia para obter imagens para um sistema intitulado Carrossel de Papéis de Parede. Como o próprio nome sugere, ele traz 12 categorias distintas que podem ser selecionadas pelo usuário – após essa definição, é só deixar que o sistema altere as fotos diariamente.

Por falar em imagens, a Xiaomi também trabalhou bastante na galeria de fotos da nova versão da interface para os seus aparelhos. Além de uma área recheada com novas opções e ferramentas para modificar as capturas com adesivos e outros recursos, agora há a possibilidade de compartilhar os arquivos que estão armazenados no celular deslizando o dedo para cima da imagem que será enviada para redes sociais, mensagem ou email.

Já para os que curtem vídeos, foi mencionado que é possível recorrer a recursos como inclusão de filtros, música, recortes e outras opções. A melhor parte de tudo isso? Também é prometido um gerenciamento de espaço 90% melhor.

Scanner, calculadora e mais

A MIUI 8 terá algumas funcionalidades realmente úteis. Uma delas, por exemplo, fará o celular resolver testes matemáticos aplicados em colégios chineses e trazer um guia detalhado de como chegar ao resultado correto com apenas uma foto da conta. Também será possível usar o scanner de um produto no mercado e procurar por itens similares na rede, bem como ler o código de barras de um produto para realizar buscas e compras online.

Agora a calculadora pode ajudar a resolver problemas matemáticos...

...e até mesmo a realizar pesquisas e compras online

Já a calculadora recebeu adições, como a possibilidade de fazer conversões de valores, unidades, taxas a serem pagas e até mesmo cálculos científicos, além da opção de criar uma nova nota deslizando o dedo para cima na tela e apagar uma anotação fazendo o movimento contrário usando dois dedos, ou até mesmo proteger um determinado texto usando biometria, liberando seu conteúdo apenas após o reconhecimento da digital.

Até mesmo a calculadora recebeu algumas novidades na MIUI 8

Por fim, a MIUI 8 também ganhou um modo próprio de economia de energia (que congela a atividade de aplicativos abertos em segundo plano e suspende atualizações e sincronizações), bem como o fato de contar com todas as tecnologias padrões do Android.

No momento, apenas aqueles que moram na China terão a oportunidade de experimentar tais novidades em aparelhos Mi 2/2S/3/4/4C/4S/5 e Max (algumas delas não estarão presentes em todos os modelos). As inscrições começam no dia 16 de maio, e os selecionados começarão os testes no dia 1º de junho. A partir do dia 17 do próximo mês, desenvolvedores também terão acesso a uma ROM especial.

E aí, o que achou da MIUI 8? Curtiu as novidades feitas pela Xiaomi? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.