Xbox One: tudo sobre o lançamento do video game da Microsoft [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Xbox One: tudo sobre o lançamento do video game da Microsoft [vídeo]

Polêmicas e reviravoltas marcam a chegada da Microsoft na nova geração de consoles. Cercado por rumores desde antes do seu anúncio oficial, o Xbox One foi um console que conseguiu, ao longo dos meses, evoluir e se mostrar como um possível sucessor à altura do sucesso do Xbox 360.

Com o lançamento oficial do console, resolvemos relembrar alguns pontos que abordamos desde o seu anúncio, algumas de suas funções e os jogos que serão lançados junto com o video game.

Especificações do Xbox One

(Fonte da imagem: BJ)

Conhecendo a máquina

A primeira coisa para se falar é da máquina em si. O Xbox One é um aparelho fisicamente imponente, tendo 34 centímetros de largura, 26 centímetros de profundidade e 8 centímetros de altura, e pesando 3,18 kg. Levando em consideração que a fonte de energia do console é externa, o seu peso poderia ser ainda maior caso ela estivesse dentro do aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

O Xbox One conta com um processador AMD criado especialmente para o console, contendo 8 núcleos de processamento. O video game ainda traz uma placa gráfica AMD Radeon, proporcionando poder gráfico de 1,32 teraflop. O Xbox One, assim como o PS4, trabalha com 8 GB de memória RAM, mas ela é do tipo GDDR3, enquanto o console da Sony utiliza GDDR5. A maneira como as máquinas trabalham com essa distribuição de memória é diferente, o que pode acabar com a preocupação dos fãs em relação a esse ponto.

O Xbox One tem um disco rígido de 500 GB que não pode ser trocado, mas, em compensação, o console aceita a conexão de HDs externos para armazenar dados do console. Isso significa que você tem uma saída caso os jogos digitais, que não são nada pequenos, acabem com o espaço do seu HD.

O novo controle

Um dos elementos mais referenciados durante a geração que se vai é o joystick do Xbox 360. Para muitos, um controle que beirava a perfeição, já, para outros, algo que ainda tinha espaço para melhorias sensíveis.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Esses dois públicos devem ficar felizes, já que o controle do Xbox One lembra bastante o do Xbox 360, mas trará várias melhorias. O joystick terá motores avançados da função vibratória e trará o “haptic feedback”, o que significa que ele conta com vibração referente ao tato diretamente nos gatilhos. Isso pode acabar fazendo a diferença em jogos de corrida, já que você conseguirá sentir a resistência do carro na hora de acelerar.

O D-pad, um dos pontos mais criticados no controle do Xbox 360, foi retrabalhado. Agora, ele aparece em formato de cruz, em vez da “bola” que deixava os direcionais aglomerados e pouco responsivos. Isso deve agradar aos fãs de jogos de luta, que poderão jogar games como Street Fighter em um controle melhor.

Mais que um video game

Quando foi revelado ao mundo, muita gente torceu o nariz para o Xbox One pelo fato de a Microsoft ter focado menos em jogos e mais em todo o tipo de mídia possível com que o aparelho pode trabalhar.  A empresa tem como objetivo tornar o seu novo console no centro de mídia definitivo e, por isso, traz diversas funções que juntam o conteúdo de canais da TV com seus jogos e seus contatos, tudo em um aparelho só.

É possível conversar com seus amigos através do aplicativo do Skype, enquanto acessa a internet, vê um filme no Netflix ou participa de uma partida de algum game. Outras funções como assistir TV ligando o seu decodificador de TV a cabo no console ou ver filmes por streaming e via Blu-ray fazem do Xbox One um centro de mídia completo para a sua casa.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Firmando diversas parcerias, a Microsoft pretende fazer com que o Xbox One seja o ponto principal da sua sala de estar. Durante o seu anúncio, a empresa revelou que, junto do diretor Steven Spielberg, criará uma série live-action baseada em Halo, abrindo a porta para que outras produtoras possam aproveitar a plataforma para lançarem filmes e seriados exclusivos para a revitalizada Xbox LIVE.

Com um sistema operacional que compartilha elementos com o Windows 8, você poderá fazer praticamente tudo através da nova dashboard, utilizando o seu novo joystick ou comandos de voz e movimentos, capturados pelo Kinect 2.0, modelo aprimorado do sensor de movimentos da empresa.

Só que você deve estar se perguntando “E os jogos?”

O novo console da Microsoft está sendo lançado com um bom número de títulos para que seus jogadores não fiquem sem muitas opções.

O video game conta com alguns jogos exclusivos, como Ryse: Son of Rome, que coloca o jogador no controle de um soldado romano em busca de vingança, o jogo de matança de zumbis Dead Rising 3, em que você deve usar o que aparecer pela frente para dar cabo dos mortos-vivos, e o cultuado Forza Motorsport, chegando com mais um capítulo da franquia de sucesso da Microsoft, trazendo novos modelos de carros de famosas fabricantes, assim como a participação dos integrantes do programa automotivo “Top Gear”, o que deve proporcionar mais realismo ao game.

Forza Motorsport 5 (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Se isso não é suficiente, que tal o retorno de uma das franquias de luta mais solicitadas pelos fãs do gênero nos últimos anos? Killer Instinct volta ao mundo dos games gratuito,o que deve agradar aos fãs antigos e os que nunca aplicaram um “Combo breaker” na vida.

O Xbox One também contará com alguns títulos multiplataforma, como FIFA 14, trazendo a emoção dos campos de futebol para a sua sala de estar, Need for Speed: Rivals, permitindo que você desafie a polícia no seu novo Xbox, Assassins Creed 4: Black Flag, dando continuidade à saga dos assassinos, e Battlefield 4 e Call of Duty: Ghosts, mostrando a guerra na nova geração.

Battlefield 4 (Fonte da imagem: Divulgação/EA)

Além deles, games como Angry Birds Star Wars, LEGO Marvel Super Heroes, Just Dance 2014 e jogos de esporte, como NBA 2K14, NBA Live 14 e Madden NFL 25 estão disponíveis para quem quiser comprá-los junto do seu Xbox One.

A lista completa de jogos que acompanham o lançamento do Xbox One é a seguinte:

  • Angry Birds Star Wars
  • Assassin`s Creed 4
  • Battlefield 4
  • Call of Duty: Ghosts
  • Crimson Dragon
  • Dead Rising 3
  • FIFA 14
  • Fighter Within
  • Forza Motorsport 5
  • Just Dance 2014
  • Killer Instinct
  • Kinect Sports Rivals Preseason
  • Lego Marvel Super Heroes
  • LocoCyle
  • Madden NFL 25
  • NBA 2K14
  • NBA Live 14
  • Need for Speed: Rivals
  • Powerstar Golf
  • Ryse: Son of Rome
  • Skylanders Swap Force
  • Xbox Fitness
  • Zoo Tycoon
  • Zumba Fitness World Party

Apesar de não parecer uma quantidade de jogos para se aproveitar durante o lançamento, assim como aconteceu com o PS4, o Xbox One deve contar com diversos games nos próximos meses. O console ainda deve contar com muito mais títulos nos próximos meses, como Metal Gear Solid V, Watch Dogs, The Division, que terá conteúdo exclusivo no console da Microsoft, e o exclusivo Titanfall.

Durante a festa de lançamento do console no Brasil, foi anunciado que o país está nos planos para receber simultaneamente, aproximadamente, 23 novos games nos próximos meses.

A chegada oficial do console no Brasil

Um dos pontos que surpreendeu muita gente durante o anúncio do Xbox One foi o fato de que o Brasil receberia o console junto dos Estados Unidos. Acreditando no potencial do mercado de games brasileiro, a Microsoft trouxe a fabricação do console para o país, o que ajudou bastante no seu preço (que ainda está caro).

Festa de lançamento do Xbox One, em São Paulo (Fonte da imagem: BJ)

Chegando ao país por R$ 2.299, o Xbox One foi totalmente localizado para o público brasileiro, o que significa que seus menus, comandos de voz e outras funções foram adaptados para o português. Apesar de não ter confirmado nada, a empresa possivelmente firme parcerias com empresas brasileiras para oferecer serviços de mídia parecidos com os oferecidos nos Estados Unidos, deixando o Xbox One mais completo por aqui.

Um começo interessante para a nova geração de consoles no Brasil, não é mesmo?

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.