É do Brasil! A nossa Anatel ajudou a vazar o novo Xbox

3 min de leitura
Imagem de: É do Brasil! A nossa Anatel ajudou a vazar o novo Xbox

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) pode ter sido responsável por um grande vazamento na indústria dos games: o órgão não possui muitas restrições de embargo e deixou escapar uma foto de um novo modelo do Xbox One.

Durante uma investigação a respeito de rumores de um novo console, usuários do fórum neoGAF descobriram o registro abaixo, de um modelo 1682 de Xbox. A imagem ainda mostra que o protótipo é, na verdade, o modelo 1683.

O produto teve a homologação solicitada e publicizada no site, o que significa que há o interesse da Microsoft de comercializá-lo no Brasil.

Valeu, Anatel!

Não há informações concretas sobre o que é esse tal modelo misterioso (veja as possíveis especulações mais abaixo), mas uma coisa é certa: independente de quantas alterações forem feitas, vem aí uma nova versão do Xbox.

Onde há fumaça, há fogo

Tudo começou quando o usuário ekim do neoGAF encontrou um pedido de homologação e teste da Microsoft para um novo produto na FCC (Federal Communications Comission, a equivalente da Anatel nos EUA). A agência precisa aprovar qualquer dispositivo com tecnologia de transmissão de dados e, antes de liberar a venda em território norte-americano, deixa sempre online um relatório com dados relevantes sobre cada item.

Uma das páginas da documentação na FCC.

Foram duas solicitações: 1682 e 1683. Ambos utilizam o mesmo chip de WiFi, catalogado como C3K1525 na FCC e usado no Xbox One. É pura especulação, é verdade, mas a diferença de apenas um numeral pode indicar versões diferentes de um mesmo dispositivo. Só que nem falamos ainda o mais curioso: o segundo pedido, do 1683, inclui um documento chamado User Manual 1525 — nada mais é do que o manual de informações de segurança do Xbox One original.

Muita calma nessa hora

São pelo menos três as possibilidades para o novo Xbox, com graus diferentes de modificação. Só saberemos qual delas é a verdadeira depois de mais vazamentos ou com o anúncio oficial da marca.

1) Uma versão slim

Uma versão menor do Xbox One é uma especulação também já datada, sendo que alguns falam em um modelo somente com suporte para mídias digitais. De qualquer forma, essa hipótese aposta em um modelo provavelmente mais compacto e barato, com todos os recursos do console original.

2) Uma versão 1.5 com 4K

O PS4 muito possivelmente vai ganhar uma versão 4K e com hardware aprimorado em breve — e, embora Phil Spencer tenha dito não ser tão fã da ideia, ele não descartou uma mudança substancial no aparelho. Um console "Xbox 1.5" apresentaria ao público, entre outros fatores, a altíssima resolução incrível tecnologia HDR nos games. Ele ainda pode ser o modelo que suporta atualizações de hardware, como se fosse um PC.

3) Uma simples atualização

Praticamente qualquer alteração na composição de um aparelho exige que ele seja novamente homologado na Anatel, na FCC e por aí vai — afinal, a versão aprovada era outra, mesmo que as mudanças sejam mínimas. Daí vem a terceira possibilidade: esse novo Xbox One pode ser nada menos do que uma revisão em alguma placa ou componente, sem alterar significativamente nada para o consumidor.

Essa E3 vai bombar?

A revisão dos dados dos novos modelos de Xbox One tem um embargo com expiração marcada para 25 de junho, cerca de 10 dias depois da E3 2016 — e é aí que entra a Anatel, que não possui tal bloqueio e publicou livremente a foto que você viu no começo desta matéria. A data pode não significar nada, mas o mês é sempre especial para o público e as grandes marcas por conta da maior feira da indústria. A Nintendo pode usar a época também para o anúncio oficial do NX, o que significa que temos a chance de ver três "novos" hardwares daqui a dois meses.

Você já está preparado?

Também não é certo que o modelo homologado na Anatel e os dois pedidos da FCC são equivalentes, mas a descoberta conjunta está longe de ser apenas coincidência. Como tudo não passa de pura interpretação, especulação e paciência, fique ligado no TecMundo para saber mais sobre os próximos consoles dessa "meia-geração".

Você acredita no lançamento de um novo Xbox One em 2016? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.