Apple Watch: conheça as novidades do Watch OS 2

2 min de leitura
Imagem de: Apple Watch: conheça as novidades do Watch OS 2
Imagem: Apple

Ao que parece, o software que foi embarcado junto com o Apple Watch em seu lançamento foi apenas um “quebra-galho” para a empresa colocar seu relógio inteligente no mercado. As funções que todo mundo esperava para a nova plataforma estão chegando mesmo com o Watch OS 2, a segunda versão do SO que acompanha o Apple Watch.

O maior destaque dessa atualização é, sem dúvida, a possibilidade de utilizar apps nativos, que rodam direto no relógio e não no smartphone pareado. Isso deve resolver os problemas de desempenho do Apple Watch atual, que tem sido muito criticado pela demora em processar praticamente tudo o que não fazia parte do software original. Ou seja, apps de terceiros.

Para que esses apps nativos passem a ser disponibilizados para o relógio, a empresa ainda tem que publicar o SDK da plataforma, o kit de desenvolvimento com padrões e códigos de acesso a certos recursos do relógio. A Apple diz que apps nativos poderão ser baixados no outono do hemisfério norte (nossa primavera), mas não há datas específicas por enquanto.

Confira as principais novidades da plataforma

  1. Novos temas ou “Watch Faces” e a possibilidade de criação através de fotos ou coleções de fotos. Há também cinco opções de temas amimados que mostram um time-lapse de lugares famosos.
  2. Compilations: basicamente, temas feitos por desenvolvedores terceiros.
  3. Time travel: possibilidade de navegar pelo seu calendário, agenda de notificações e de previsão do tempo para o restante do dia através da coroa digital.
  4. “Modo noturno” para mostrar horas, alarmes e status de carregamento quando você conecta o dispositivo à tomada e o coloca de lado.
  5. Várias cores disponíveis em um só desenho enviado para amigos.
  6. Novidades no app de rastreamento de exercícios e integração dele com a Siri.
  7. Apple Pay do relógio poderá utilizar cartões fidelidade assim como os iPhones com iOS 9.
  8. Siri poderá trazer os “glances” através de um comando de voz.
  9. Trava de segurança para bloquear relógios perdidos ou roubados.
  10. Maps com mais funções de direção curva a curva

Em questão de interface, o SO do Apple Watch não deve mudar muito, e a Maçã não entrou em detalhes quanto a isso. Contudo, já existe uma versão Beta do Watch OS 2 para desenvolvedores baixarem e começarem a trabalhar em apps nativos.

Não há uma data específica para a liberação do novo software para o público, mas acredita-se que isso deva acontecer em algum momento da primavera, mais para o fim deste ano. De qualquer maneira fique ligado no TecMundo para saber mais sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.