WWDC 2014: Apple apresenta Swift, uma nova linguagem para os seus SOs

1 min de leitura
Imagem de: WWDC 2014: Apple apresenta Swift, uma nova linguagem para os seus SOs

A tradicional Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple é sempre um dos eventos mais esperados do ano e você pode acompanhá-lo ao vivo no TecMundo. Realizado em uma keynote da empresa no Moscone Center, em San Francisco, nos Estados Unidos, este evento se configurou como uma das maiores vitrines para novidades da empresa da Maçã.  

Apesar da aguardada nova versão do Mac OS X e a primeira prévia do iOS 8, uma das notícias mais importantes apresentadas no evento é o anúncio de que a empresa vai começar a utilizar uma nova linguagem de programação, batizada de Swift. Esta certamente é a novidade mais importante para os desenvolvedores no evento de hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com Craig Federighi, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, a empresa está tentando construir uma linguagem que não tenha a mesma “bagagem” e as complicações da Objective-C, uma língua derivada da NeXt que formou a base do OS X e do iOS. Os programadores serão capazes de verificar os resultados da sua programação na hora, no momento em que eles escrevem, além de ser essencialmente uma linguagem mais simples e rápida do que a anterior.

Acompanhe o Press Release:

O press release oficial sobre o Swift, lançado durante a conferência, resume bem o que já sabemos sobre o novo código:

A aparência da nova linguagem e seus resultados em tempo real.

“Swift é uma poderosa linguagem de programação para iOS e OS X que torna mais fácil do que nunca para os desenvolvedores criarem aplicativos incríveis. Desenvolvido para Cocoa e Cocoa Touch, Swift combina desempenho e eficiência de outras linguagens de uma maneira a torná-la simples e interativa para todos. Por design, a Swift ajuda os desenvolvedores a escrever códigos mais seguros e confiáveis ao eliminar categorias inteiras de erros comuns de programação, e ela também coexiste com Objective-C, então desenvolvedores podem facilmente integrar a Swift nos seus apps já criados. Através do Xcode Playgrounds, torna-se mais fácil escrever para o Swift, em um mecanismo incrivelmente interativo que mostra o tempo todo, em tempo real, o resultado do que você está fazendo. ”

Ao permitir que a nova linguagem fosse 100% compatível com a Objective-C, os desenvolvedores que se encontram criando aplicativos no momento poderão continuar seu trabalho usando diretamente a Swift. Um novo código era muito esperado pela comunidade, transformando este no anúncio mais ovacionado de toda a conferência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.