Word: Como inserir tabelas

Aprenda como inserir tabelas no Word com facilidade e rapidez.
  • Visualizações39.739 visualizações
Por Elaine Martins em 6 de Novembro de 2008

A forma como os dados estão organizados em um documento é muito importante, pois facilita a leitura e visualização. Uma das formas mais comuns de arrumar os dados é a tabular, ou seja, através de tabelas.

Quando o assunto é tabelas, o primeiro programa que vêm à cabeça é o Microsoft Excel ou outro criador de planilhas, mas, muitas vezes, as pessoas esquecem que é possível criar as tabelas também no Microsoft Word. Veja como é fácil.

Acessando menu

Para adicionar uma tabela qualquer à um documento, acesse a guia “Inserir” e no conjunto de opções “Tabelas”, selecione o botão “Tabela”. A pequena janela que abrir mostra algumas opções para a criação e manipulação do objeto.

Inserindo tabelas.

Os quadrinhos exibidos como primeira opção da janela permitem a criação de tabelas de forma rápida e simples, sem a necessidade de acessar diversas janelas para isso.

Menu de opções.A opção “Criar Tabela...”, possibilita a criação de tabelas, mas de uma forma um pouco diferenciada à primeira.

“Desenhar Tabela” permite que o usuário desenhe cada uma das células da tabela. Esta opção é mais prática no caso de tabelas com tamanho reduzido, pois seria impraticável, por exemplo, desenhar cada uma das mil células de uma tabela.

Existe a possibilidade de vincular planilhas do Excel a um documento do Word, e é exatamente isso que a opção “Planilha do Excel” proporciona.

Finalmente a ferramenta “Tabelas Rápida”, que possibilita a adição de tabelas prontas na forma de calendários ou outras formas de exibição.

Criando tabelas

Agora que você está familiarizado com o menu, é hora de botar a mão na massa. Na janela de opções (mencionadas acima), arraste o mouse pelos quadradinhos de forma a selecionar a quantidade de células que sua tabela conterá. Feito isso, dê um clique com o botão esquerdo do mouse e pronto, sua tabela está criada.

Inserindo tabelas.

Uma barra de ferramentas com várias opções de personalização é exibida. Você pode alterar configurações como sombreamento, tipo de borda, cor de fundo, cor de texto, etc. Caso prefira, o Word possui algumas configurações prontas, basta você escolher uma delas e sua tabela ganhará um visual diferente.

Outra forma de criar uma tabela é escolher a opção “Inserir Tabela” e, na janela mostrada, digitar o número de linhas e colunas que ela terá. Além disso, é possível escolher a forma com a qual o programa irá ajustar o tamanho da tabela.

Barra de edição.

Converter texto em tabela

Há uma opção presente no menu de tabelas que não foi mencionada anteriormente. Trata-se da ferramenta “Converter texto em tabela”. Qual a utilidade? Simples, muitas vezes os dados que você deseja tabelar já estão digitados no documento. Para não seja necessário criar a tabela e depois redigitar cada um destes dados nas células, você pode simplesmente selecionar o que desejar e clicar na opção “Converter texto em tabela” que o Word irá automaticamente inserir os dados em uma tabela.

Convertendo texto para tabela.

Pronto, agora você já pode organizar os dados de um documento de forma que facilite a visualização e compreensão, e o melhor de tudo, sem demora ou dificuldade.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!