Office 2010: como usar textos de exemplo no Word

1 min de leitura
Imagem de: Office 2010: como usar textos de exemplo no Word

O Word 2010 apresenta algumas novidades em relação aos seus predecessores, porém, ainda mantém várias ferramentas úteis que deram certo ao longo dos vários anos em que o aplicativo existe.

Entre as melhorias mantidas é possível citar os textos de exemplo, recursos muito úteis para quem quer elaborar modelos de formatação e para isso precisa que alguma coisa esteja escrita em um arquivo.

Usar os textos prontos é extremamente simples e você pode definir inclusive quantos parágrafos deve haver no texto e também quantas frases você quer em cada parágrafo. Então abra o Word 2010 e prepare-se para aprender a usar os textos de exemplo da nova versão do editor de textos da Microsoft.

Faça você mesmo

Para usar os textos de exemplo é preciso apenas inserir alguns códigos no corpo do arquivo e pressionar Enter. Para criar um texto aleatório com cinco parágrafos e três frases em cada um deles, digite:

=rand(5,3)

O resultado deve ser algo semelhante ao da imagem abaixo. Note que o texto exibido foi uma espécie de dicas sobre o Word. Agora você pode definir os estilos que desejar, realizar testes e encontrar um modelo de formatação ideal.

Texto aleatório do Word

Outra opção é usar o texto aleatório antigo, que na verdade é apenas a exibição de todas as letras do alfabeto em ordem. O código é bastante semelhante ao anterior, com apenas uma alteração:

=rand.old(5,3)

Você obtém como resposta um texto mais ou menos assim:

Alfabeto

Por fim, a última opção é utilizar o tradicional texto de teste Lorem Ipsum. Este texto está escrito em latim e é um padrão usado por designers e diagramadores para testar a diagramação e a tipografia de páginas. Então execute no Word o seguinte comando:

=lorem(5,3)

O resultado deve ser alto semelhante com a imagem abaixo:

Lorem Ipsum

Lembre-se de que é possível alterar os valores dos códigos para melhor testar os modelos de formatação criados por você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.