Word: conheça com detalhes a interface e as ferramentas do processador de texto

4 min de leitura
Imagem de: Word: conheça com detalhes a interface e as ferramentas do processador de texto

A interface do Microsoft Word quase sempre foi a mesma. Uma versão após a outra foi passando, mas nenhuma modificação realmente significativa ou drástica era feita. Tudo vinha basicamente no formato padrão que estamos acostumados a ver no WordPad e em editores básicos de texto.


Microsoft Word 2003

Relembrando


A última versão que manteve a interface “de sempre” foi o Microsoft Office 2003. Na parte de cima da tela é possível ver opções básicas de formatação, como a escolha da fonte, tamanho, negrito, itálico, sublinhado, alinhamento, cor das letras etc. Para acessar as outras funções do programa, como a formatação e outras ferramentas, é necessário clicar no menu do topo.

Também é possível personalizar a sua barra de ferramentas clicando com o botão direito e selecionando novos painéis, que vão desde Contagem de Palavras e Desenho até Visual Basic e Formulários. O problema é que, conforme você adiciona novas funções, a interface começa a ficar cada vez mais carregada e desorganizada.

Microsoft Word 2007

Uma nova interface

Dessa vez, a interface do Microsoft Office foi padronizada e trouxe mudanças absolutamente drásticas para todos os programas, inclusive — é claro — para o Microsoft Word 2007. Sendo assim, uma grande quantidade de pessoas definitivamente não gostou da nova versão. Isso ocorreu justamente porque há um costume de muitos anos com a antiga interface e é um tanto quanto difícil se acostumar às novidades.

Ao começar a utilizar a nova versão há um relativo desconforto no que diz respeito a encontrar as funções do programa. Sendo assim, são comuns perguntas como “Cadê aquela ferramenta para criar uma tabela?”, ou então “Como formato a minha figura?”. Já que as mudanças são em questão de onde estão as ferramentas, o melhor é mostrá-las por abas.


▪ Início

É onde você encontra a maioria das funções da antiga interface do Microsoft Word. Ou seja, aqui você pode mudar a fonte, o tamanho dela, modificar o texto selecionado (com negrito, itálico, sublinhado, riscado, sobreposto etc.), deixar com outra cor, criar tópicos, alterar o espaçamento, mudar o alinhamento e dar estilo. Tudo isso agora é dividido em grandes painéis.

▪ Inserir

É o local para colocar elementos em seu documento. É possível inserir uma folha de rosto automática (apenas depois modificando os dados dela) ou em branco, uma tabela, ilustrações (imagens, clip-arts, formas geométricas e gráficos), cabeçalho e/ou rodapé, elementos de texto — como uma caixa de texto, Wordart ou uma letra capitular — e símbolos matemáticos.

▪ Layout da Página

Para corrigir o seu documento em relação ao modo que você quer que ele seja visualizado (impresso ou na tela), essa é a seção certa. Escolha temas prontos (com cores, fontes e até fundos já criados), defina as margens do documento, a orientação da página, colunas, hífens, marcas (bordas e fundos personalizados), o recuo e o espaçamento. É uma das partes mais importantes em relação às orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

▪ Referências

É mais uma área importante em relação à ABNT, pois é onde você adiciona um sumário automático, notas de rodapé, citações, legendas e bibliografias. Se essas ferramentas forem bem utilizadas, podem facilitar muito na elaboração de um trabalho acadêmico.

▪ Correspondências

Já que a Mala Direta se tornou um elemento importante e muito utilizado no Word, acabou ganhando uma categoria própria e mais organizada. Através de funções simplificadas, você cria envelopes e etiquetas automaticamente a partir de um banco de dados. As opções e modificações também são feitas a partir dessa aba.

▪ Revisão

Para que um documento fique profissional não basta somente uma formatação bonita e adequada. Você também precisa deixar o texto com a gramática correta. A aba Revisão traz todas as funções para correção da ortografia e gramática, trazendo também dicionário de sinônimos. Há também opções para correção do texto manualmente, caso outra pessoa faça a revisão e queira deixar comentários e marcações sobre o que estava errado.

▪ Exibição

Essa aba é específica para o modo como você quer ver o documento em sua tela. Ou seja, não traz modificações de texto ou formatação, apenas de visualização. É possível deixar o documento em tela cheia, layout de impressão (como será impresso), com as réguas e linhas de grade, com várias páginas, tela dividida etc.

▪ Formatar (opções de imagem)

Essa categoria é específica para quando você adiciona uma imagem em seu texto. Por isso, ela só dá as caras quando você clica sobre uma imagem. A opção existia no antigo Word, mas normalmente aparecia como um painel flutuante. Agora ela vem muito mais completa e recheada de funções.

Ainda é possível fazer o mesmo de antes, como alterar o brilho e o contraste, cortar, girar e alterar a posição. Entretanto, você também pode agora mudar o estilo da imagem, colocando uma borda, deixando ela com reflexos no chão e até tridimensional. Esteticamente, fica muito mais bonita do que apenas “jogada” no meio do texto, sem nenhum efeito.

Conclusão

Qual interface é melhor?


Definitivamente, a nova versão do Microsoft Word é muito mais organizada e padronizada do que antigamente. Todas as funções agora ficam categorizadas e mais fáceis de encontrar, bastando se acostumar com a interface.

A melhor parte é que não fica tudo bagunçado como antigamente. Ou seja, você pode ter todas as funções na tela, mas separadas por abas. Se você tentasse fazer isso no Microsoft Word 2003, teria metade da tela ocupada por painéis.

É claro que a preferência dos usuários é muito mais complicada do que isso. É possível que você goste muito mais da antiga interface e a ache mais organizada do que a nova, não sendo apenas questão de costume. Bem, se você não tem escolha e realmente precisa utilizar o Word 2007, esse artigo pode ter sido útil para você. Mas também há programas que deixam o programa na aparência das versões antigas, como o RibbonCustomizer. Você só precisa escolher.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.