Word: Faça somatórios como se fosse no Excel

1 min de leitura
Imagem de: Word: Faça somatórios como se fosse no Excel

As ferramentas do Microsoft Office são essenciais para qualquer escritório. Além dos recursos característicos de cada programa, a integração entre eles permite realizar diversas tarefas em um único documento, como a vinculação de dados.

Entretanto, quando o processo é mais simples - como a soma de valores em uma tabela - o Word consegue se virar sozinho. Confira abaixo um recurso simples para efetuar somatórios em uma tabela dentro do Word usando a função “Fórmula”.

Um recurso que torna o Word um pouco mais independente do Excel.Para demonstrar essa função, crie um novo documento no Word e insira uma tabela com alguns dados numéricos. Em seguida, selecione a última célula da tabela que receberá o resultado da soma (total). Clique na aba Layout e procure pelo botão “Fórmula”, localizado na extrema direita do menu.

Insira uma tabela qualquer para somar os valores.
Tabela: Dados retirados do artigo “Guia de Compra: Computador para acessar bem a internet”.

Para versões anteriores ao Excel 2007, essa mesma função encontra-se disponível no menu Tabela > Fórmula. Veja abaixo:

No Word 2003 e anteriores também é possível.

Com a janela “Fórmula” aberta, aparecerá o texto “=SUM(ABOVE)” no campo “Fórmula”. Basta clicar em OK para que as células acima sejam somadas. Caso você queira somar números de uma linha (horizontal), troque o texto para “=SUM(LEFT)”.

Funções semelhantes ao Excel no Word.

Na maioria dos casos, o Word insere os comandos automaticamente, exceto quando as células totalizadoras estão acima ou à esquerda dos valores a serem somados. Nestes casos, você pode informar os parâmetros manualmente. Use “=SUM(RIGHT)” para somar os valores à direita e “=SUM(BELOW)” para somar os valores abaixo.

Se por um acaso você tiver que alterar alguma célula da tabela, o Word não atualiza o valor total automaticamente. No entanto, você pode fazer isso manualmente sem precisar fazer todo processo novamente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o valor totalizador e selecione a opção “Atualizar Campo”.

Atualizando os valores manualmente.

Além de tornar o Word mais independente do uso do Excel, essa dica pode economizar algum tempo ao escrever aquele relatório sobre vendas ou atualizar o controle financeiro da empresa que você trabalha. Fique atento a novas dicas do Baixaki e surpreenda seu chefe com agilidade e estilos visuais personalizados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.