Alinhando o texto a imagens no Word 2007

2 min de leitura
Imagem de: Alinhando o texto a imagens no Word 2007

Documentos do Word só com texto tendem a tornar a leitura enfadonha e perdem a atenção do leitor rapidamente. Imagens que tenham alguma relação — óbvia ou não — com o texto fazem com que o leitor percorra o documento de forma mais relaxada e até fiquem mais presos e se interessem mais pelo que você está escrevendo. Isso também vale para posts de blogs e outros artigos publicados na web, como este que você está lendo agora.

Entretanto, o tiro pode sair pela culatra, pois imagens mal alinhadas e em desacordo com o layout do documento podem deixá-lo poluído e tirar dele o aspecto profissional, espantando seu leitor. O Word 2007 tem vários tipos de maneiras para que você insira figuras e as alinhe com o texto. As opções de alinhamento podem ser acessadas depois que você inserir uma figura.

Inserindo sua imagem

Clique na guia “Inserir”, depois no botão “Imagem”. Na janela que será aberta, localize a figura desejada e clique no botão “Inserir”. A imagem selecionada será posicionada onde o cursor estiver, mas basta arrastá-la para levá-la para qualquer outra parte do documento.

Alinhamento

Clique na imagem que você inseriu para que apareça a guia “Ferramentas de Imagem”, na barra de opções. Localize o grupo “Organizar” e clique no botão “Quebra Automática de Texto”. Existem 7 opções de alinhamento disponíveis, que abordaremos abaixo.

Alinhado com o texto

Esta opção fará com que o texto seja separado da linha acima, conforme a altura da imagem. Veja abaixo o que acontece com o texto quando colocamos a imagem alinhada a ele.

Alinhado com o texto

Quadrado

O item “Quadrado” é muito útil para que você insira imagens no meio da página, pois o texto se ajustará para formar um quadrado envolta da imagem. Veja abaixo um exemplo.

Quadrado

Próximo

Este é o alinhamento que mais economiza espaço, pois o texto se ajustará à imagem acompanhando seu formato. Se você deseja utilizar imagens de formas livres, o tipo indicado é o “Próximo”, pois ele justamente faz com que o texto fique o mais próximo possível dos limites da figura.

Próximo

Atrás do texto

Se desejar, você pode inserir uma figura para torná-la o fundo de um parágrafo, ou mesmo utilizá-la como um timbre ou marca d’água. Para isso, utilize a opção “Atrás do Texto”, que fará com que qualquer texto digitado sobreponha a figura.

Atrás do texto

Em frente ao texto

A utilidade dessa opção é duvidosa, mas você pode fazer com que a imagem sobreponha o texto, ocultando o que estiver sob ele. Clique em “Em frente ao texto” para que a imagem selecionada assuma esse alinhamento.

Em frente ao texto

Superior e inferior

Escolha esta opção se você não quer que nenhum texto compartilhe a área lateral do local da imagem. É recomendável que você utilize essa configuração para figuras muito grandes, não prejudicando assim a leitura do texto.

Através

Similar à função “Próximo”.

Mais opções de layout

O último item do menu se você prefere alterar manualmente as definições de alinhamento da imagem. Você pode digitar medidas exatas para o alinhamento e distância do texto, individualmente para cada lado da imagem.

Mais opções de layout

Dica: dependendo do tamanho da figura e do parágrafo, podem acontecer problemas visuais, como na imagem abaixo, por exemplo.

Alinhamento incorreto

Para que isso não ocorra, prefira inserir imagens que ocupem no máximo a metade da largura total do parágrafo e evite colocar figuras em parágrafos muito longos, pois eles aparentarão serem maiores do que são.

Esperamos ter ajudado você e que agora seus documentos tenham uma aparência mais interessante com nossas dicas. Fique à vontade para compartilhar conosco as suas próprias dicas, através do sistema de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.