Como inserir marcas d’água em documentos do Word 2007

2 min de leitura
Imagem de: Como inserir marcas d’água em documentos do Word 2007

Para inserir uma marca d’água no Word 2007 você não precisar suar nada e sequer queimar muitos dos seus neurônios para aprender, pois é simplesmente muito fácil.

Estando com o Word 2007 aberto, selecione a guia “Layout da Página” e clique em “Marca D’Água”. Um menu de seleção será aberto no qual é possível escolher entre uma das opções pré-existentes, “Personalizar uma Marca D’Água” ou então “Remover Marca D’Água”. Caso não goste das opções existentes, clique em “Personalizar uma Marca D’Água”.

word

Dentro da janela que será aberta existem três opções, a primeira não serve para nada, a segunda permite a você inserir uma imagem ao seu gosto como marca d’água e a terceira tem por função inserir um texto escrito por você e definir se ele ficará na horizontal ou não diagonal, diferente da imagem que só fica na horizontal.

Ao se decidir por inserir uma imagem você poderá escolher o tamanho (em porcentagem) da imagem e se ela será desbotada ou não. Caso se decida por inserir um texto, será possível definir o idioma no qual ele será escrito, escrever o texto em si, alterar a fonte, o tamanho, a cor, o posicionamento e a transparência.

Não importa qual das duas opções anteriores você escolheu, ao terminar de formatar sua marca d’água, clique em “OK” para voltar à edição do documento ou em “Aplicar” para visualizar as alterações sem fechar a janela de edição de marcas d’água.

Vale ressaltar que o método descrito acima faz com que todas as páginas fiquem com a mesma marca d’água, ou seja, não é possível fazer com que fique uma diferente por página.

Mas e se eu quiser inserir uma marca d’água diferente em cada página?

Então, através do método acima não há essa possibilidade, porém, sempre podemos dar um “jeitinho”.

Inserindo imagens

Caso você queria uma imagem, selecione a aba “Inserir” e clique em imagem, procure a imagem desejada e a insira. Feito isso, clique com o botão direito em cima dela e em “Quebra Automática de Texto”, selecione “Atrás do Texto”. Agora, dimensione a imagem até o tamanho desejado e após clicar novamente com o botão direito em cima dela, selecione “Formatar Imagem...”.

Quando a janela “Formatar Imagem” abrir, navegue pelas abas e opções, altere aquilo o que desejar e quando a imagem estiver ao seu gosto, clique em “Fechar”. Para inserir outras imagens, basta repetir os procedimentos acima.

Inserindo textos

Para isso há duas opções: ou você cria uma imagem com seu texto escrito em algum editor de imagens (como o Paint) e faz os mesmos procedimentos do tópico anterior, ou então, na aba “Inserir”, clica em “WordArt” e seleciona o tipo de WordArt desejado.

Depois de selecionar seu WordArt, clique com o botão direito em cima dele e selecione “Formatar WordArt...”. Dentro da aba “Cores e linhas” você poderá definir a transparência do texto, cor, grossura da linha, tracejado, etc. Em “Layout” a opção “Atrás” deverá ser selecionada. Já na aba “Tamanho” será possível definir tamanho, inclinação do texto, entre outras coisas.

Terminada a edição do WordArt, clique em “OK” e pronto!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.