Como criar fontes no Windows a partir da sua própria letra

2 min de leitura
Imagem de: Como criar fontes no Windows a partir da sua própria letra

Há alguns momentos em que tudo o que você quer é a composição de um documento ou imagem para enviar a um amigo. Nesses casos, é sempre legal colocar um texto bem impactante ou emocionante, afinal de contas é bem melhor enviar uma carta inesquecível, não é mesmo? Mas existe algo que muitos usuários de computadores percebem quando estão selecionando as fontes para escrever: não existe uma fonte que se pareça com a sua própria letra.

Felizmente, existem formas de fazer com que o seu computador receba uma fonte especialmente personalizada por você. Pois é, há alguns modos simples de editar fontes já existentes ou criar a sua própria para levar muito mais personalidade aos documentos. Está curioso para saber exatamente como é esse processo? Então confira agora mesmo as dicas que trouxemos para que você consiga levar a sua caligrafia para os PCs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Faça você mesmo

O método que vamos ensinar hoje funciona a partir do próprio Windows — pois se trata de uma edição realizada diretamente no sistema operacional, levando novos caracteres para o mapa de fontes.  O primeiro passo é pressionar a tecla "Windows" e depois inserir o comando: "C:\WINDOWS\system32\eudcedit.exe" (sem as aspas). Uma janela parecida com a mostrada abaixo será aberta:

Esta janela é  utilizada para que você selecione o local da biblioteca de caracteres em que o novo caractere será adicionado. Selecione algum deles e logo em seguida clique sobre "OK". Outro frame será aberto, como você pode ver logo abaixo:

Utilizando o lápis ou o pincel presentes no editor, você pode criar suas fontes como se estivesse escrevendo em papel. O espaço disponível para cada um dos caracteres é o que se chama "Bitmap".

Você pode usar cada um dos espaços descritos anteriormente para a criação de uma letra.

Também é possível editar os caracteres disponíveis por padrão no Windows. Para isso, você só precisa seguir o caminho: Editar > Copiar caractere. Rapidamente, um mapa com os já instalados em seu computador será aberto, e você pode selecionar qualquer um deles. Depois, pressione "Enter" e aguarde o carregamento.

Depois de modifcar da maneira desejada, você pode ir novamente em "Editar" e depois clicar em "Salvar caractere como", adicionando o novo símbolo ao mapa existente.

É hora de usar o seu trabalho

Para utilizar as suas fontes, você precisa fazer o que faria com qualquer símbolo disponível no Windows. Você pode pressionar a tecla "Windows" e depois inserir o comando: "charmap.exe" (sem aspas). Ao lado de fonte, selecione "Todas as fontes (caracteres especiais)". Escolha os símbolos desejados e depois copie o resultado na barra que está logo abaixo.

Depois de tudo isso, é só colar os resultados no aplicativo que você deseja — como o Word ou outros softwares de edição de texto ou imagem.

Outros softwares

Existem diversos softwares que permitem algo similar, mas para todos é necessário possuir uma impressora e um scanner disponíveis. Isso acontece porque os programas criam templates de caracteres que devem ser impressos em uma folha de papel. Em seguida, os usuários devem fazer a edição manual (com canetas) e depois digitalizar o resultado, fazendo o upload para os serviços. Neste link, você confere um tutorial bem legal sobre isso.

.....

Você já criou a sua própria fonte no Windows? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.