Windows XP e Windows 8.1 perdem espaço no mercado

1 min de leitura
Imagem de: Windows XP e Windows 8.1 perdem espaço no mercado

Apesar de a Microsoft ter encerrado o suporte ao Windows XP há mais de 3 meses, somente agora o sistema operacional passou a ocupar menos de 25% do mercado. O Windows 7 continua em uma posição boa (51,2% de participação entre os produtos da Microsoft), mas as notícias não são exatamente boas para a fabricante dos softwares devido a uma queda no alcance do Windows 8 e da versão 8.1.

Segundo a Net Applications, pela primeira vez desde o lançamento do Windows 8 (e da versão 8.1), essa versão específica da plataforma sofreu uma redução – de 0,06% – em sua participação. Embora o valor do declínio seja irrisório, ele não mostra boas perspectivas para o futuro do sistema, que até o momento não obteve o desempenho esperado pela Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aspecto mais estranho da pesquisa é ver que o Windows Vista, conhecido por não ser muito bem visto pelo público, aumentou sua participação em 0,1%. Em geral, os softwares da Microsoft sofreram uma redução em sua participação de mercado em todos os meses de 2013, com exceção de março, julho e novembro.

Já no ano de 2014, a plataforma só teve ligeiras reduções nos meses de janeiro e abril, continuando a dominar o segmento de sistemas operacionais com mais de 91% de participação geral. O relatório da Net Applications toma como base os 160 milhões de visitas únicas divididas entre 40 mil sites monitorados pela empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.