Windows: como impedir que outro administrador acesse suas pastas privadas

2 min de leitura
Imagem de: Windows: como impedir que outro administrador acesse suas pastas privadas
Imagem: Computing

É um tanto difícil manter sua privacidade enquanto utiliza um computador compartilhado com outros membros da família. Há quem acredite que a criação de múltiplos usuários consiga fazer com que cada pessoa tenha um espaço privado no mesmo PC, mas isso não é verdade – especialmente se você os cadastrou com permissões de administrador.

O fato é que qualquer pessoa com tais privilégios pode facilmente entrar no diretório-raiz do sistema operacional, acessar a pasta “Usuários” e entrar com facilidade nos seus documentos teoricamente secretos. Quem tentar fazer isso vai ser simplesmente alertado por uma janela pop-up do Windows dizendo que é necessário ser um administrador para abrir aquele conteúdo; neste momento, basta clicar no botão “Continuar” e pronto. Sua privacidade foi invadida com sucesso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas não se preocupe: há uma maneira simples (porém desconhecida) de proteger de maneira definitiva seus arquivos mais importantes e evitar o acesso por parte de familiares bisbilhoteiros. Os passos abaixo foram executados em um computador com Windows 7, mas sabe-se que ele também pode ser utilizado com o Windows 8 – não garantimos que eles possam ser seguidos nas edições Vista e XP do sistema operacional.

Privacidade absoluta

Devidamente logado com o seu usuário de administrador, clique com o botão direito na pasta que você deseja proteger e selecione a opção “Propriedades”. Na janela que se abre, visite a aba “Segurança” para visualizar as atuais configurações de segurança determinadas para aquele diretório. Vamos alterar as permissões de edição e visualização da pasta em questão; para isso, clique em “Editar”.

Neste novo pop-up, selecione na lista o usuário que será proibido de acessar seus documentos. No box “Permissões para [nome do usuário]”, marque as caixinhas da coluna da direita (“Negar”) para todas as opções disponíveis (“Controle total”, “Modificar”, “Ler & executar” etc.). Repita o processo com todas as contas contra as quais você está protegendo tal diretório.

A partir de agora, sempre que uma pessoa não autorizada tentar acessar seus documentos privados através de uma conta bloqueada, ela será devidamente notificada pelo Windows de que não possui as permissões necessárias para entrar naquele diretório. O usuário pode espernear, forçar a entrada, tentar reverter as configurações de segurança... Mas não vai adiantar.

Uma dica interessante é usar esse método de proteção para privar o acesso ao diretório principal que hospeda todos os documentos e as informações de sua própria conta de usuário. Para fazer isso, você precisa entrar no diretório C:\Users e encontrar a pasta referente ao seu perfil no Windows (ela estará junto com a pasta “Público”), seguindo os mesmos passos descritos anteriormente para editar suas permissões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.