Aprenda a configurar o idioma de seu teclado!

  • Visualizações69.881 visualizações
Por Equipe Baixaki em 10 de Outubro de 2008

Problemas no teclado podem ser extremamente irritantes, pois dificultam muito a interação do usuário com o computador. Um dos contratempos mais comuns e inconvenientes é a utilização acidental de um perfil de teclas errado. Isso pode ocorrer por um descuido de alguém menos habilidoso com o sistema operacional, ou por contaminação por vírus, por exemplo.

Nem todo mundo sabe o quão simples é a solução para este inconveniente. A configuração de padrões de teclado no Windows XP é moleza: para encontrar o menu de opções de idioma do sistema operacional, basta acompanhar as seguintes instruções:

1-No menu INICIAR, clique em PAINEL DE CONTROLE. (Dependendo do estilo do menu Iniciar, talvez você precise seguir a guia CONFIGURAÇÕES para abrir o painel de controle.)

O menu de configurações de teclado.2-No painel de controle, abra a opção OPÇÕES REGIONAIS E DE IDIOMA. (Dependendo do modo de exibição do painel de controle, talvez você precise escolher a opção DATA, HORA, IDIOMA E OPÇÕES REGIONAIS antes de encontrar as opções regionais e de idioma.)

3-Clique na guia IDIOMAS na parte de cima da janela aberta, e clique no botão DETALHES, na seção “serviços de texto e idiomas de entrada”.

Pronto! Agora você pode definir suas preferências de idioma. Verifique seu teclado. Se ele tem a tecla “ç”, corresponde ao padrão ABNT-2. Então, dê uma olhada na seção “Idioma de entrada padrão”. Se assegure de que a opção escolhida é “Português (Brasil) – Português (Brasil ABNT)”, o que significa que o idioma configurado é o português do Brasil, e o padrão do teclado é o ABNT, correspondente às normas específicas brasileiras.

Caso não exista a opção mencionada acima, você precisará criar um novo perfil. Clique em ADICIONAR e, em “Idioma de entrada”, escolha “Português (Brasil)”. Em “Layout de Teclado/IME”, selecione “Português (Brasil – ABNT2)”, e depois escolha a nova configuração dentre as opções da seção “Idioma de entrada padrão”. Se o seu teclado não tem a tecla “ç”, em vez do padrão ABNT, a opção correta será “Estados Unidos (Internacional)”.

Para garantir que não haverá troca acidental de perfis, você pode remover configurações não utilizadas. Esta é uma tarefa muito fácil: basta escolher a opção indesejável na seção “Serviços Instalados” e clicar em REMOVER. Tenha em mente que o perfil sendo utilizado pelo usuário não pode ser removido. Neste caso, basta criar ou selecionar outra configuração antes de realizar o processo de remoção.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!