O fim do Windows XP: o suporte acabou e atualizar é o melhor negócio

2 min de leitura
Imagem de: O fim do Windows XP: o suporte acabou e atualizar é o melhor negócio

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Nessa altura do campeonato, você já deve saber que o suporte da Microsoft ao Windows XP e ao Office 2003 termina em 8 de abril de 2014 – seja por notícias ou por avisos emitidos pelo próprio computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso não significa que aparelhos com o sistema operacional vão parar de funcionar. Em resumo, o fim do suporte ao Windows XP significa que, daqui em diante, Microsoft e parceiros não lançarão atualizações para o produto. Estão finalizadas também as manutenções de rotina, o que pode ser um problema para a segurança do computador.

Abaixo, você fica sabendo um pouco mais sobre o que está acontecendo com um dos sistemas operacionais mais usados em todo o mundo e quais os perigos em não dar atenção aos avisos da empresa.

1. Problemas, gastos e preocupações

Sabe quando você tem um celular muito mais antigo que o dos seus amigos e fica com vergonha de atender chamadas em público? Com um sistema operacional datado, a ideia é mais ou menos essa. Já é assim, mas a expressão de surpresa “Nossa, você usa Windows XP?” com um tom de deboche deve ficar cada vez mais comum.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

E os problemas não ficam só na área social: na pior das hipóteses, os gastos aumentam bastante. São vários os possíveis custos: você perder documentos importantes do trabalho por conta de vírus e outros malwares, enviar o computador constantemente para o conserto ou ter que aprimorar a máquina antiga com mais memória ou um novo HD.

2. Segurança comprometida

Quando você deixa a porta de casa aberta e sem ninguém olhando, as chances de roubo são muito maiores, certo? Com o Windows XP, o caso é mais ou menos assim. O fim do suporte atinge também o Microsoft Security Essentials (MSE) dessa versão, o que significa que atualizações contra vírus recém-descobertos não serão realizadas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Mesmo com um antivírus, o computador fica bem mais vulnerável contra toolbars, keyloggers, vírus de todos os tipos e até golpes de phishing – o roubo de senhas de banco, fotos comprometedoras e dados pessoais é só o começo. Quem precisa de ajuda no XP também terá problemas: o serviço de assistência ao cliente também será desabilitado. Tudo isso tem motivo: segundo a Microsoft, O Windows XP é 5 vezes mais suscetível a vírus e ataques do que o Windows 8.

3. Ignorando a modernidade

Você consegue ver televisão em um aparelho antigo, daqueles que mal sintonizam canais e cores, mas a experiência está longe de ser a ideal. Com um sistema operacional ou aplicativo desatualizado – e para o qual já existe em versões melhores e mais modernas – é igual.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Ferramentas feitas para Windows que ficam desatualizadas contêm menos funções e baixo desempenho se comparadas aos mesmos programas em sistemas operacionais mais modernos. Por isso, é ideal sempre manter os serviços nas versões recentes. Com o Windows XP, vários programas devem perder esse privilégio, incluindo o pacote Office 2003.

...

Não deixe para a última hora! Saiba mais sobre o fim do suporte ao Windows XP, tire suas dúvidas sobre o processo e conheça formas de atualização de hardware e sistema operacional clicando aqui.

Publieditorial patrocinado pela Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.