Como reparar o Windows sem ter o disco de instalação?

Não é necessário que você tenha o disco de instalação do sistema para recuperá-lo. Veja como fazer.
  • Visualizações351.724 visualizações
Por Oliver Hautsch em 11 de Fevereiro de 2010

Computador que não inicializa, sistema que não carrega, programas que travam, lentidão em demasia, ícones mudando sozinhos, danos no registro do Windows e diversos outros problemas como esse já assolaram a maioria dos usuários de PC.

Se você nunca passou por nada disso, é porque ainda não mexeu com isso tempo suficiente para que aconteça. Mas nem sempre é necessário formatar a máquina, pois o sistema poderá ser recuperado.

Alguns problemas que ocorrem no Windows só são possíveis de serem resolvidos com a reparação do sistema. Tal reparação está disponível em todos os discos do Windows, à partir da versão XP. Basta fazer o boot pelo disco, aguardar o carregamento do programa de instalação e, na tela em que a instalação detecta que já há um Windows instalado, escolher a opção “Reparar esta instalação”.

No Windows 7, há ainda a opção de criar um DVD específico para o fim de reparar uma instalação defeituosa, mas em suas versões anteriores, não existe essa possibilidade.

Não arranque seus cabelos antes de testar o Paragon Rescue Kit.

O fato é que quando compramos um computador, nem sempre ele vem acompanhado do disco de instalação do sistema operacional, o que deixa o usuário completamente à mercê de problemas e da solução oferecida pela empresa que montou a máquina.

Por mais que existam soluções nos próprios discos de instalação no sistema, ou mesmo soluções internas, como a criação de DVDs de recuperação, os processos costumam ser pouco amigáveis, deixando o usuário perdido e sem saber o que fazer.

No entanto, existe um programa capaz de fazer tudo isso por você, sem a necessidade do CD ou DVD de instalação do Windows. Ele funciona nas versões XP, Vista e 7 do sistema e é muito simples de usar. Seu nome é Paragon Rescue Kit, que está disponível para download no site do desenvolvedor.

Criação do disco de recuperação

Depois de fazer o download, inicie a instalação. Haverá um momento em que a tela ilustrada abaixo será mostrada. Apesar de o Paragon Rescue Kit ser grátis, é necessário que você faça um cadastro no site do desenvolvedor para receber um número de série.

Preencha com a chave e número de série recebidos por email.

Clique no link mostrado nessa tela para ir até a página de registro. Preencha seu nome, sobrenome, email, seu país e a língua desejada para o programa — ele só está disponível em inglês, francês, alemão, russo e japonês. Por fim, clique em submit.

O próximo passo é checar a caixa de entrada do email informado, mas a mensagem pode demorar até 15 minutos para chegar — olhe a caixa de spam para ter certeza de que o email não foi parar nela. Quando isso acontecer, copie os dados e cole-os no campo correspondente. Depois, clique no botão “Avançar”.

Na tela seguinte, você terá duas opções: gravar o disco de recuperação diretamente ou somente criar um arquivo ISO para gravar em um disco posteriormente. De qualquer forma, não há como instalar o programa no computador, pois ele serve justamente como um novo sistema operacional, que consertará seu Windows.

DICA: se o seu sistema estiver imprestável, sem a capacidade de iniciar, peça para um amigo fazer o procedimento acima e gravar a instalação em um CD ou DVD para você.

O CD criado é bootável, o que significa que você só precisa colocá-lo na gaveta do drive ótico assim que ligar o PC e pressionar qualquer tecla quando a mensagem de boot solicitar. Em poucos minutos, o Paragon Rescue Kit se iniciará e você poderá iniciar o exame e recuperação do seu sistema.

Como usar?

Depois de gravar o DVD com o Paragon Rescue Kit, coloque-o no drive e reinicie o PC. Caso o computador esteja desligado, coloque o disco no drive assim que ligá-lo. O programa de recuperação deve iniciar automaticamente. A tela abaixo será mostrada.

Tela inicial do programa.

A primeira opção serve para que você, sem iniciar o Windows, faça cópias de segurança dos dados presentes no seu computador. Teclando Enter, será mostrada a estrutura de diretórios do seu HD. Use-a para localizar os arquivos que você deseja copiar.

Ainda na tela inicial, há a opção “Boot Corrector”, que você pode usar para consertar problemas nos arquivos de inicialização, registro e outros.

A opção “Undelete Partition” pode ser usada para que você recupere partições excluídas acidentalmente e, na sequência, os arquivos que estavam nelas.

O “Log Saver” serve para que você grave arquivos com relatórios de erros, para enviar para um técnico ou alguém que possa ajudá-lo a resolver os problemas da máquina.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!