Dicas do XP: Coloque recados em sua Área de Trabalho

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: Coloque recados em sua Área de Trabalho

Quando iniciamos o computador, a primeira tela exibida é a Área de Trabalho. Isso a torna perfeita para a exibição de recados, termos de serviço do sistema ou uma lista de tarefas, pois todos os usuários vão acabar lendo aquilo. Porém, esse processo quase sempre se dá de maneira pouco elegante, normalmente com a exibição de um papel de parede mal editado.

Para tornar a tarefa de anotar recados mais prática, é possível utilizar os recursos do Active Desktop do Windows. O objetivo desta ferramenta é exibir páginas da web geradas pelo Internet Explorer, mas também é possível mostrar páginas em HTML salvas em seu computador. Como nem todos sabem usar essa linguagem de programação, vamos utilizar um exemplo simples, que pode servir de base para qualquer usuário.

Colocando recados na Área de Trabalho

1. O primeiro passo é abrir um editor de textos qualquer, como o Bloco de Notas.

Utilize um editor de textos qualquer

2. Para criar uma lista simples, siga o exemplo do código abaixo:

Exemplo de código HTML simples

Para quem não entende nada de HTML, algumas explicações. O texto escrito entre as tags

e

servirá como título de sua lista de tarefas. Já o
depois de cada item indica uma quebra de linha. É preciso utilizar este código toda vez que desejar iniciar uma linha nova, pois o HTML não interpreta apertar a tecla “Enter” como o início de um novo parágrafo.

3. Após fazer sua lista, salve o arquivo de texto com o nome desejado, seguido da extensão “.html”, como na figura abaixo. É importante seguir esse passo à risca, caso contrário o arquivo será gravado como um documento de texto comum, e não poderá ser utilizado no Active Desktop.

Salve o arquivo com a extensão .html

4. Abra as propriedades de vídeo do sistema. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da Área de Trabalho e escolha a opção Propriedades. Selecione a aba “Área de Trabalho” e clique no botão “Personalizar Área de Trabalho”.

Clique na opção

5. Na janela que abrir, selecione a aba “Web” e clique na opção “Nova”.

Selecione a opção

6. Na próxima tela, selecione a opção “Procurar” e adicione o arquivo HTML que você criou utilizando o editor de texto.

Localize o arquivo HTML que criou

7. Basta confirmar as seleções feitas, clicando no botão “OK” de todas as janelas abertas para que a lista criada seja exibida na Área de Trabalho. O resultado será exibido de forma semelhante à figura abaixo

Pronto, a lista já está em seu Desktop


Você pode mover a lista criada para qualquer canto da Área de Trabalho, facilitando a visualização. Também é possível exibir o conteúdo em tela cheia, ocupando metade da tela ou encerrar a exibição, clicando na opção localizada à direita.

Botão da esquerda maximiza, centro exibe em metade da tela e o da direita encerra a exibição

Outra maneira de adicionar listas de tarefas e recados à sua Área de Trabalho é utilizar programas que realizam a função de agendas online. Dessa forma, é possível guardar recados e anotar compromissos importantes sem a necessidade de criar códigos HTML manualmente. Para sua conveniência, o Baixaki dispõe de uma seleção dos melhores programas desse tipo. É só clicar aqui para acessá-la.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.