Dicas do XP: mudanças simples que fazem o PC desligar muito mais rápido

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: mudanças simples que fazem o PC desligar muito mais rápido

Quando queremos desligar o computador, às vezes parece que o Windows XP demora anos para finalmente encerrar todos os aplicativos e processos. Ele simplesmente fecha todos os programas abertos e fica lá, com a Área de Trabalho aberta, e você não sabe porque ele não desliga logo de uma vez.

Bem, é muito simples. O Windows XP tem um tempo pré-determinado para encerrar tudo e desligar o computador. São 20 segundos de limite para encerrar os aplicativos abertos e 20 segundos para fechar os serviços. Mas, quando se tem um computador mais rápido, esse tempo de espera torna-se inútil.

É possível modificar os valores diretamente no registro do Windows, deixando o tempo muito menor e o encerramento do sistema mais rápido. Confira os passos a seguir e descubra como fazer isso.


Para começar o tutorial, clique no botão Iniciar e depois vá até a função Executar.

Quando a janela do Executar aparecer, digite o seguinte: regedit . Depois, pressione Enter (ou o botão Ok).

Assim, o Editor do Registro do Windows vai ser aberto. Como vamos mexer em dois valores do registro, é uma boa idéia fazer um backup de tudo antes. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre Meu Computador e selecionar a opção Exportar.

Dê um nome para o seu arquivo que é backup do registro e pressione Ok.

Como diminuir o tempo para que os aplicativos encerrem mais rápido

Para continuar, você precisará percorrer todo o caminho marcado em azul abaixo:

Meu Computador\HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\

Você deverá ir expandindo as pastas, clicando nos símbolos +. Quando chegar em Desktop, apenas clique na pasta (não no +). Você verá que há uma opção chamada WaitToKillAppTimeout. Clique duas vezes sobre ela.

Quando abrir uma janela chamada "Editar Sequência" você terá um valor de 20000. Isso corresponde a 20000 milisegundos (ou 20 segundos), que é o tempo que o sistema leva para encerrar todos os aplicativos e, então, desligar. Você deve diminuir esse valor, mas tome cuidado: se ele ficar muito baixo, os programas encerrarão incorretamente!

Por isso, deixe em torno de 5000 (5 segundos), que já é o ideal.

Diminuindo o tempo para os serviços encerrarem

Agora vamos diminuir o tempo que os serviços do Windows levam para serem encerrados. Da mesma forma feita anteriormente, percorra o caminho marcado em azul até chegar em:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\

Dessa vez, você deverá clicar na opção WaitToKillServiceTimeout.

O valor padrão também é de 20000 milisegundos. Vamos alterá-lo seguindo o mesmo padrão do encerramento de aplicativos. Ou seja, coloque o valor 5000.

Basta dar Ok e pronto.

Simples, não é? Vale relembrar novamente para que você tome cuidado ao editar estes valores, pois se você exagerar e der pouco tempo para o sistema, ele começará a encerrar tudo forçadamente, não permitindo que os aplicativos salvem suas alterações e deixem tudo intacto. Fora isso, é uma dica que realmente melhora a experiência com o Windows XP. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.