Agilizando a execução de aplicativos e a inicialização do Windows XP

5 min de leitura
Imagem de: Agilizando a execução de aplicativos e a inicialização do Windows XP

Em busca de melhor rendimento e mais agilidade na hora de usar um computador, os launchers podem ser uma mão na roda. Eles podem tanto mudar a maneira como os aplicativos são executados ou então gerenciar tudo aquilo que é inicializado juntamente com o Windows.

Seja qual for sua necessidade, no Baixaki você encontra várias opções. Veja esta relação de programas que preparamos para você.

Para iniciar aplicativos

Launchy

Uma barra que agiliza muito a execução de aplicativos e arquivos.Este programa é uma das melhores opções para localização e execução de qualquer tipo de aplicativo. Ele é, de fato, uma barra de pesquisa para que você acesse qualquer arquivo em seu computador. Também é possível realizar buscas pela internet com a mesma barra.

Esta barra não ocupa espaço em sua área de trabalho, pois ela só é exibida ao utilizar a combinação Alt+Barra de Espaço (atalho que pode ser alterado). Para dar um toque final, este programa ainda conta com diversos skins.

O sistema de busca do Launchy retorna resultados conforme você digita os termos, o que agiliza bastante as pesquisas.

O Launchy é uma das melhores opções porque executa não somente aplicativos, mas arquivos, atalhos, documentos, páginas da internet (inclusive links favoritos) e faz até operações aritméticas.

8start Launcher

Semelhante ao Launchy, este também facilita a execução do que você quiser.Este programa é, de fato, um reorganizador para seus ícones na Área de Trabalho. Seu funcionamento é simples: você coloca atalhos em uma caixa pequena e de visual arrojado. Esses atalhos têm ícones personalizados.

Você pode criar categorias e grupos para organizar os atalhos e reunir itens semelhantes. Também é possível modificar temas e efeitos visuais. Por padrão, o 8start tem um tema semelhante ao Windows Vista.

FSL Launcher

Crie atalhos facilmente com o FSL Launcher.Semelhante ao 8start, este também é um gerenciador de atalhos que permite a organização deles por abas. Ele também permite a personalização de configurações e o uso de skins. O FSL Launcher também é discreto, sendo ativado somente quando o cursor do mouse é posicionado no canto superior esquerdo da tela durante um segundo (tempo padrão que pode ser modificado).

Este programa cria atalho para documentos, links, pastas e arquivos além de aplicativos. Para facilitar a inserção de links, o FSL Launcher suporta drag-and-drop e ativa o menu de contexto do Windows Explorer com um clique do botão direito do mouse sobre qualquer atalho.

Outros programas que funcionam bem são o Executor, PC-Com Basic, iCEBar, QuickMenu e Launcher.

Inicializando por voz

O Typle é uma alternativa que possibilita a execução de arquivos e aplicativos através de comandos de voz. Com ele, você usa a sua voz e economiza cliques para abrir programas, documentos e páginas da internet. E não é necessário falar em um idioma específico. Fale em português ou até mesmo no dialeto ou idioma que você desejar.

Não quer usar o mouse? Então fale.Sente-se à frente do seu computador, ligue o microfone e saia distribuindo ordens. "Abrir Word", "Abrir Explorer", "Tocar Música", etc. Este inicializador armazena os comandos e os caminhos em arquivos próprios. Você indica grava uma palavra-chave (a palavra imperativa, que dá a instrução para executar uma tarefa) e depois indica o que deve ser executado com tal comando.

Depois que você todos os comandos e entradas são definidos, o programa pode ser minimizado à barra de sistema (a barra do relógio). Basta dizer aquilo que deseja executar, com a palavra-chave e o aplicativo em questão.

Para cada usuário/comando criado, é possível adicionar 15 entradas, as quais podem ser aplicativos, documentos, páginas, jogos, etc. A versão gratuita do Typle reconhece os quinze primeiros comandos do primeiro usuário. É possível adicionar quantos usuários quiser, mas só serão reconhecidos os 15 primeiros do primeiro usuário criado.

O startup do Windows

Inicializar o Windows é um momento crítico que pode indicar diferentes coisas: se seu computador é “porreta”, ele é capaz de inicializar vários aplicativos sem maiores problemas. Agora, se ele não tem esse poderio todo, é indicado gerenciar tudo que é inicializado com o Windows.

Dica: usuários avançados podem acessar o Utilitário de configuração do sistema. Para isso, acesse o Menu Iniciar, clique em Executar e digite “msconfig”. Na aba “Inicializar”, são listados todos os processos executados assim que o Windows é inicializado. Remova os indesejados e clique em “Ok”. Tome cuidado para não desativar nenhum processo necessário.

Execute o MSConfig para ajustar a inicialização.

Se você não quer arriscar, pode utilizar um programa gerenciador. No Baixaki há várias opções.

Startup Protector: este programa lista todos os processos que iniciam com o Windows, perguntando a você quais devem ser mantidos e quais serão suspendidos. Você pode remover programas da lista a qualquer momento.

Mz StartUp Manager: ele evita que processos desnecessários fiquem abrindo todas as vezes que você inicia o seu Windows, trazendo um painel completo listando todos os programas configurados para serem executados juntamente com o seu Windows, para que você confira e desabilite quais desejar. Para, o programa traz informações gerais sobre as entradas cadastradas no seu painel.

Shock StartUp: este funciona da mesma maneira que os programas já citados, com a diferença de criar uma lista diferente de execução para cada usuário no mesmo computador.

Outros programas gerenciadores incluem o Startup Control Panel, o Quick Startup e o StartRight.

Atrasando a execução

Se você não quer parar a execução de vários processos, uma alternativa é atrasar a execução deles. Desta maneira, primeiro o Windows é inicializado e depois os processos. É como organizar uma fila de execução para não sobrecarregar seu computador.

O JockerSoft Startup Delayer "enfileira" os processos.Um ótimo exemplo é o Startup Delayer, que altera o tempo em que cada aplicação é executada, evitando que vários programas sejam processados de uma só vez. Você visualiza todos os processos e define intervalos de tempo diferentes de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, você pode deixar iniciar primeiramente os processos do sistema, enquanto que processos mais dispensáveis – como de um comunicador instantâneo – podem ser deixados para depois. A qualquer hora você poderá ativar ou desativar o programa, assim como pode diferenciar as suas decisões para cada usuário do computador.

Programa semelhante é o homônimo JockerSoft Startup Delayer. Ele é muito semelhante, apenas um pouco menos simples para ser configurado.

Para seus CDs

Alguns programas ajudam você a configurar que um arquivo específico seja inicializado quando você inserir um CD. Um deles é o 1st AutoRun Express, que grava seus CDs com a inicialização totalmente personalizada.

O ShellRun é semelhante. Ele pode designar uma página da internet ou documento para ser aberto assim que um CD é inserido. Bom para a abertura de arquivos de instruções com um CD, por exemplo.

Esperamos que esta lista tenha sido útil para você! Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.