O Windows XP completa 10 anos

1 min de leitura
Imagem de: O Windows XP completa 10 anos

Carregando o Windows XP

Mesmo após o lançamento de duas versões mais recentes, o Windows XP ainda possui uma grande fatia do mercado. Tudo começou há dez anos, quando Bill Gates e Jim Allchin assinaram na presença dos jornalistas a versão RTM Gold do sistema, que foi distribuída aos fabricantes (como a Dell e a HP) para a implementação nos novos computadores.

No entanto, esta não é a data de aniversário do lançamento nas lojas – que ocorreu apenas dois meses depois de a nova versão do sistema estar disponível.

Dificuldades

No entanto, o caminho de ascensão do sistema não foi tão simples. Houve grandes mudanças das versões anteriores para o Windows XP e a plataforma também sofreu com a alteração. Ela apresentou vários bugs e inúmeras falhas de segurança, exploradas por pessoas mal-intencionadas, além de contar com a versão do Internet Explorer 6 como navegador oficial (que nem é preciso citar como gerou transtornos aos usuários).

Área de trabalho e menu do SO

Além disso, há menos de um mês do seu lançamento, um grupo conhecido como “devils0wn” criou a primeira cópia pirata e a distribuiu. Mesmo com a chave de instalação obsoleta, essa versão ilegal foi instalada em vários computadores, o que representou certo prejuízo para a companhia de Bill Gates.

Outro incidente foi que, pouco antes do lançamento oficial do XP nas lojas, ocorreu o incidente de 11 de setembro. Por conta disso, a Microsoft optou pela sábia decisão de adiar as festas de lançamento global.

Depois da tempestade, a calmaria

Mesmo com todos os problemas, a empresa conseguiu contornar uma possível situação desfavorável com maestria. Em 2004, a Microsoft lançou o pacote de correções para o sistema, o “Service Pack 2” (SP2), que tomou conta dos reparos necessários em bugs e problemas, além de adicionar novas funções ao sistema.

Embora houvessem cópias piratas, as versões legais do sistema continuaram com um bom rendimento de vendas mundo afora, rendendo ao Windows XP o título de “sistema operacional mais popular”, alcançando o seu pico de vendas em janeiro de 2007 (com 76,1 % do público utilizando a versão do SO).

Mesmo com o lançamento do Vista, o Windows XP continuou na preferência dos usuários. O domínio do SO manteve-se firme, até o lançamento do Windows 7, em outubro de 2009, que, ao contrário do Vista, vem conquistando os usuários da antiga versão.

Desligando o sistema

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.