Limpe o Windows para melhorar seu desempenho

2 min de leitura
Imagem de: Limpe o Windows para melhorar seu desempenho

Com o passar do tempo, os usuários do Windows notam que seu sistema fica cada vez mais lento. Um dos motivos que leva seu computador a esta lentidão é a grande quantidade de arquivos inúteis que entulham sua máquina, o que pode ser melhorado através de uma “limpeza” geral.

O Baixaki vai lhe dar algumas dicas sobre como fazer esta faxina, que programas usar e como proceder, porém nada muito complicado. Assim, qualquer um poderá aproximar o desempenho do computador à sua capacidade máxima, sem nenhuma dificuldade. Então, vamos lá!

Remova os arquivos inúteis

O primeiro passo para tentar melhorar o desempenho de sua máquina é apagar arquivos inúteis. Para isso, você pode utilizar programas como CCleaner, nCleaner e Easy Cleaner. Estes programas lhe ajudarão a apagar arquivos temporários da internet, arquivos temporários de outros programas, erros de registro do Windows, etc.

Além da limpeza feita com estes programas, é interessante apagar manualmente alguns arquivos que ocupam bastante espaço, como os de backups de atualizações - presentes no caminho C:\Windows e que começam com o caractere $ (menos a $hf_mig$). Aproveite e apague todo o conteúdo da pasta C:\Windows\SoftwareDistribuition\Download, pois lá estarão contidos os arquivos de atualização baixados pelo Windows Update para o seu PC.

Chegou o dia da faxina!Através ainda de um destes programas citados anteriormente, é importante remover todos os programas de inicialização automática junto com o Windows, deixando apenas aqueles essenciais como antivírus e firewall.

Desfragmente o disco

Outra opção para melhorar o desempenho de seu computador é desfragmentar o seu disco rígido. A fragmentação é um processo natural do Windows e ela espalha diversas partes de um arquivo pelo seu sistema e na hora de abrir junta-as novamente.

Você pode evitar este processo desfragmentando o disco através do desfragmentador do Windows (Menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco).

Existem ainda programas específicos para desfragmentar o seu disco, otimizando o desempenho de sua máquina. Você pode utilizar o JkDefrag e o JkDefrag GUI (este último uma interface gráfica para o primeiro), o SmartDefrag ou então o UltimateDefrag. Ambos os softwares servem exclusivamente para que você reúna novamente todos os “pedaços” de arquivos espalhados pelo seu sistema, o que deve deixar seu PC um pouco mais rápido.

Segurança do sistema

Agora que você já limpou tudo o que deveria, é importante possuir em sua máquina um programa antivírus e um anti-spyware. Você encontrará ótimas opções gratuitas como o AVG Anti-Virus Free, o Avast! Home Edition e o Avira AntiVir Personal Edition Classic. Todos os três são simples de serem configurados e deixarão seu PC mais protegido contra as ameaças presentes no mundo virtual.

Quanto aos programas anti-spyware, existem também diversas opções. Tente o Spybot Search & Destroy, o Ad-Aware 2008 e o Webroot Spy Sweeper. Além destas opções, é possível realizar esta checagem atrás de vírus e malwares em sua máquina através de aplicativos online. Clique aqui e acesse nosso artigo antivirus e anti-malwares online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.