Como personalizar o Alt+Tab do Windows

4 min de leitura
Imagem de: Como personalizar o Alt+Tab do Windows

Durante a utilização de um computador, é muito comum o usuário executar diversas aplicações ao mesmo tempo. Essa característica é justamente o que diferencia os sistemas operacionais atuais dos antigos, que permitiam a utilização de apenas um programa por vez.

O problema é que muitas vezes essa facilidade acaba atrapalhando, pois são tantos aplicativos sendo executados que o usuário acaba se perdendo em meio às janelas. Por isso, a função Alt+Tab dos sistemas tornou-se muito importante e útil, uma vez que facilita o acesso às janelas exibidas na tela do computador.

Com as novas versões dos sistemas operacionais, essa função, chamada Flip, tornou-se mais bonita e agora conta com diversos efeitos visuais. Para tornar essa transição entre as aplicações ainda mais prática e elegante, o Baixaki preparou uma seleção com algumas ferramentas que permitem ao usuário personalizar essa funcionalidade do sistema.

Os eleitos

ALT+TAB Turner

O primeiro aplicativo da lista permite que o usuário configure uma série de detalhes de exibição para a tela de alternância entre janelas. Com ele, é possível personalizar até seis opções de visualização, que vão desde a distância entre as miniaturas exibidas na tela até o tamanho do ícone da aplicação mostrado.

O Alt+Tab Turner

VistaSwitcher

O VistaSwitcher é um aplicativo para incrementar as funções do Alt+Tab, inserindo mais funcionalidades aos atalhos. Com ele, o usuário pode selecionar diversas tarefas ao mesmo tempo e realizar a mesma ação para vários programas. O botão direito do mouse transforma a aplicação em um verdadeiro gerenciador de tarefas, permitindo abrir o processo, minimizar a janela ou encerrar todas as atividades relativas ao programa escolhido.

Alternando entre as janelas

Alt-Tab Thingy

O Alt-Tab Thingy também aumenta o número de recursos para um dos atalhos mais utilizados nos sistemas operacionais. Entre os recursos oferecidos está a minimização das janelas para a Barra do sistema (ao lado do relógio), além de permitir que o usuário utilize o mouse para ativar as funcionalidades do programa. No Windows XP, o Alt-Tab Thingy oferece ainda o recurso de pré-visualização das janelas na Barra de tarefas, como nos Windows Vista e 7.

Alt-Tab Thingy

MacSwitch

Quem gosta do visual do Mac OS X, mas não quer abandonar o Windows, pode usar o MacSwitch. Com ele, ao utilizar Alt+Tab o usuário pode ter a aparência e os ícones iguais aos exibidos pelo sistema operacional da Apple. Apesar de simples, essa ferramenta é recomendada para usuários que possuem uma máquina com mais memória RAM disponível. Do contrário, certa lentidão pode ser notada ao alternar entre as janelas.

Alt+Tab com visual do Mac OS X

O Flip no Windows XP

WinFlip

O WinFlip é uma aplicação que traz os efeitos tridimensionais do Flip também para os usuários do Windows XP.  Ele transforma o Alt+Tab em uma transição de quadros em 3D, repleta de efeitos de transparência, muito parecido com o que é exibido nas versões mais atuais do sistema da Microsoft. O legal é que a aplicação é bem leve e não interfere no bom funcionamento do computador.

Flip tridimensional também no Windows XP

TopDesk

Assim como o programa anterior, o TopDesk traz o Flip para o Windows XP, mas com alguns recursos extras. Com ele, o usuário pode escolher entre três modos de visualização das janelas em execução. Além do visual em três dimensões, as miniaturas dos aplicativos em execução também podem ser vistas de maneira uniforme ou espalhadas pela tela, basta utilizar o atalho desejado.

Janelas espalhadas pela tela

Usando o mouse

AltTab Mouse Shortcut

Com o AltTab Mouse Shortcut o usuário pode alternar entre as janelas e programas em execução utilizando apenas o mouse. Para isso basta manter pressionado o botão esquerdo do periférico enquanto clica com o direito. Além disso, a aplicação também posiciona automaticamente o cursor do mouse no canto superior esquerdo da janela escolhida.

Recurso ativado com o mouse

Vista Flip 3D Activator

Com o Vista Flip 3D Activator o usuário só precisa arrastar o cursor do mouse até um dos cantos da tela para que o recurso de transição de janelas seja ativado. Uma vez aberto, basta utilizar o botão de rolagem do mouse para alternar entre os aplicativos em execução. O canto a ser utilizado para iniciar o Flip pode ser configurado por meio da janela de opções da aplicação.

Configurando os recursos do aplicativo

Wheel Here

O Wheel Here funciona de maneira um pouco diferente aos demais aplicativos apresentados até agora. Ele utiliza o botão de scroll do mouse para alternar entre as janelas em execução, mas para isso é preciso que o usuário tenha acesso a pelo menos um pequeno pedaço da janela. Assim, basta posicionar o cursor sobre a tela que você deseja acessar e rodar o scroll.

Antes de depois de girar o scroll

AltEdge

O AltEdge permite ativar a função Alt+Tab simplesmente posicionando o cursor do mouse na extremidade esquerda da tela do computador. Para alternar entre as janelas ativas basta manter o mouse na posição até que a aplicação desejada seja selecionada e depois mover a seta para o lado. Apesar de ser muito simples, é preciso um pouco de prática para extrair o que AltEdge  tem de melhor e se acostumar como novo estilo de alternância entre as janelas.

.....

O Baixaki espera ter ajudado com as dicas de aplicativos para personalizar a funcionalidade Alt+Tab do Windows. Se você conhece mais alguma boa opção de aplicativo do gênero, não deixe de compartilhar com os demais usuários do site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.