O que fazer quando a Tela Azul da Morte der as caras?

A Tela Azul da Morte sem pânico: 5 dicas para tentar resolver o problema.

É provável que qualquer usuário de um PC com o Windows instalado conheça a famigerada “Tela Azul da Morte”. O nome é assustador e, é claro, tem um bom motivo: você perdeu tudo que estava fazendo.

Isso porque essa tela aparece sem nenhum aviso e não permite que nada mais seja feito — é o travamento total do Windows. Ou seja, o jeito é reiniciar o computador e tentar descobrir o que causou o erro, para que não se repita novamente.

O diagnóstico da “Tela Azul da Morte”

Apesar de tudo, a tela azul contém informações preciosas para dar início à busca pelo problema. Logo abaixo do primeiro parágrafo — “Foi detectado um problema e o Windows foi desligado...” — você verá a descrição do que está dando problema no Windows (1).

É importante também prestar atenção nas dicas que vêm logo após “Se os problemas persistirem...” — há informações realmente relevantes ali.

As últimas linhas dão dicas técnicas, para você saber especificamente o que foi detectado como problema (2).


O que fazer

Alternativa 1: O primeiro passo é fazer uma análise detalhada de sua Tela Azul. É importante que você copie (ou tire uma foto) das informações marcadas na imagem logo acima para fazer uma busca na internet. Quem sabe você não encontra alguém que tenha tido o mesmo problema — e que o tenha resolvido?

Alternativa 2:
Se você não encontrou nada, então o segundo passo é checar os drivers dos hardwares que você tem em seu PC. Caso você tenha atualizado algum driver recentemente (logo antes de dar o erro), então uma sugestão é voltar o driver à versão antiga. Para fazer isso, vá em Configurações > Painel de Controle e clique em Sistema. Na janela que é aberta, vá em Gerenciador de Dispositivos.

Procure pelo dispositivo que você andou atualizando recentemente, por exemplo, a placa de vídeo. Clique com o botão direito no driver e vá em Propriedades. Irá abrir uma janela com informações, vá na aba Driver. Você encontrará um botão chamado Reverter Driver. Clique nele para voltar à versão antiga.

Alternativa 3: Outra solução é exatamente o contrário da sugestão anterior: atualize os seus drivers para uma versão mais recente, indo no site do desenvolvedor do hardware.

Alternativa 4: A memória RAM consegue ser mais campeã de telas azuis do que você imagina. É sempre bom saber como está o funcionamento de seus pentes de memória RAM, pois eles podem estar cheios de erros. Utilize sempre programas que verificam a sua memória RAM, como o MemTest. No Baixaki você encontrará a versão para Windows, que não testa toda a memória. Entretanto, há uma versão “bootável” que você encontra no site do desenvolvedor, aqui.

Alternativa 5: Restaurar o Windows é uma boa opção, quando se tem pontos de restauração recentes. É por isso que é tão importante sempre criar pontos de restauração antes de fazer alguma modificação no sistema ou até mesmo antes de instalar um programa — para os mais neuróticos.

Entretanto, também é possível restaurar os arquivos do Windows a partir do CD de instalação. Basta colocá-lo e seguir as instruções para conseguir ter os arquivos do sistema de volta. Mas nem sempre isso é garantia de resolução do problema.

..............................................

Se nenhuma das dicas acima funcionou ou ajudou você a resolver pelo menos parte do problema, a última alternativa é realmente reinstalar o seu sistema ou simplesmente chamar um técnico de informática. Boa sorte!


Comentários (26)


  • Wesley Acessado pelo Facebook Wesley
    em 3/12/2011 às 19:41h 0

    U.U Tive uma hoje tava jogando assassin`s creed no final da fase (como sempre) apareceu a tela azul com uns codigos e na mesma hora ele reiniciou!!

    Desconfio da placa de video(uma geforce 8400 gs que nem coller tem ¬¬) ou da memoria.

  • André André
    em 2/12/2011 às 12:14h 0

    O Fail mais terrível da Windows .

  • Kroltan Kroltan
    em 22/7/2011 às 20:31h 11

    Ah, eu uso internet 3G da TIM e dá tela azul toda hora. FUUUU!
    Fails azuis:
    - Morrer no WoW
    - perder todo o trabalho de história de 10 páginas
    - Falha no último segundo do download
    - Dar pau no mundo do Minecraft

  • Dante de Novais Santos Dante de Novais Santos
    em 18/7/2011 às 10:53h -3

    ja tive oportunidades em que a tela azul so desapareceu apos a substituição da fonte de alimentação, acredito que naquelas maqinas as fontes estavão com alterações de algum funcionamento

  • chupanssa chupanssa
    em 13/7/2011 às 23:42h 0

    Infelismente já vi esse monstro umas duas vezes !

  • keyman Acessado pelo Facebook keyman
    em 27/5/2011 às 13:02h 1

    Muitas das vezes é mesmo o pente. Acabei de limpar os meus 2 aqui pra acabar com uma tela azul.
    Borracha nos contatos!

  • gabriel Acessado pelo Facebook gabriel
    em 31/1/2011 às 04:23h 9

    A tela azul da morte de vez em quando aparece aqui no meu PC, mas é muito rápido quando ela aparece, não da pra ler, nem pra tirar foto, como eu faço pra poder ler o que aparece na minha tela azul?

  • vanderson vanderson
    em 8/1/2011 às 18:47h 3

    pessoal eu uma vez eu ví a tela azul, mas não estava escrito em inglês. era tudo em português. e dizia: "ocorreu um problema e o windows foi desligado para que não causasse mais problemas ao sistema" essa era a frase inicial. mas também a tela azul era por que eu tentei instalar o Windows XP dentro de um pen drive de 4 GB. quando deu o primeiro boot, o sistema demorou +10 segundos pra dar o boot, depois que apareceu o logo do Windows, a tela azul acendeu.
    mas o estranho é que eu imaginava que a tela azul sempre fosse em inglês... tem a versão português também... só tentar instalar o sistema dentro do pendrive para ver a tela azul em português... hehehehe.
    so que tinha um monte de números: 00000x000000000 000000000x00000000000000 zeros que eu anotei tudo mas não aotei direito por que era muitos zeros. mas é isso. valeu baixaki.

  • Leonardo Leonardo
    em 19/12/2010 às 15:17h 18

    Pra quem nao consegue identificar o erro da Tela azul pois a transição entre mostrar a tela e reiniciar é muito rapido, segue a dica para Windows Vista e 7. Clique em Iniciar e va ate a Opção Computador logo abaixo de Jogos e com o botao direito va ate Propriedades. Na Tela que abrir, no canto inferior direito clique na opção Alterar Configuraçoes. Na proxima tela navegue ate a aba Avançado. Dentro dela voce vera tres opçoes: Desempenho, Perfis de Usuario e Inicialização e Recuperação. Va nessa ultima opçao e clique em Configuraçoes. Dentro dessa tela no topico Falha do Sistema, desmarque a opção Reiniciar automaticamente. Parabens! Agora toda vez que der o erro da Tela Azul, o pc nao vai reiniciar, o que te dará tramquilidade para anotar ou fotografar o erro e posteriormente buscar uma solução. Espero ter ajudado.

  • Hugo Hugo
    em 13/10/2010 às 16:11h 5

    Meu PC aparece a tela, ai faiz tipo duma contagem em baxo, qnd xega no 100 o PC renicia, alem disso, fika dando mts erros quandos eu to usano ele!

Shopping Baixaki

Assuntos Relacionados