Dicas do Windows 7: como rodar softwares antigos

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como rodar softwares antigos

Existem programas que, com o passar do tempo não estragam e continuam a fazer parte do dia a dia de muitos usuários. A parte ruim disso tudo é que, infelizmente, os sistemas operacionais continuam a sua evolução natural e aí, surgem os problemas de compatibilidade.

Como fazer para jogar aquele clássico game no MS DOS, ou rodar aqueles aplicativos sem igual que só funcionam no XP? Pois no Windows 7, existem algumas maneiras interessantes para fazer o seu programa continuar (ou voltar) a funcionar de maneira correta.

Neste artigo você encontrará algumas soluções para contornar este problema!

Tentando com o modo de compatibilidade

Este caminho é o primeiro e o mais fácil para a solução do problema. O próprio Windows 7 vem com um modo de compatibilidade, que emula versões anteriores do sistema operacional e é bastante completo para ajudar a resolver a questão.

Para acessá-lo, clique com o botão direito do mouse no executável do programa que deseja abrir e vá até a aba “Propriedades”.

Dicas Windows 7

Em seguida, escolha a opção “Compatibilidade”. Ali se encontram várias opções, desde o Windows 95 até o Vista, além de uma lista com versões dos sistemas operacionais, como os “Service Pack”. Cabe a você escolher qual é a mais adequada para o aplicativo em questão.

Dicas Windows 7

Utilizando o Windows XP Mode

A própria Microsoft lançou um aplicativo para que o Windows 7 rode programas do XP. Entretanto, para utilizá-lo, você deve possuir alguma das seguintes versões do SO: Professional, Enterprise ou Ultimate.

O Windows XP Mode trabalha em conjunto com o Windows Virtual PC para criar uma maneira de reproduzir o antigo sistema operacional. Além de ter uma das versões anteriormente citadas, o usuário também precisa preparar-se para disponibilizar cerca de 20 gigabytes de disco para a instalação, bem como verificar a compatibilidade do seu computador com a tecnologia de virtualização de hardware (AMD-V ou Intel VT).

Para saber se o computador possui essa tecnologia, utilize o programa SecurAble.

Dicas Windows 7

Realizados os testes e os downloads, instale o Windows Virtual PC e reinicie a máquina. Depois, faça a instalação do Windows XP Mode. Este processo demora, pois é semelhante ao normal de um novo sistema operacional.

Depois, o Windows Virtual PC carregará o Windows XP em uma janela, como uma máquina virtual.

Compatibilidade Windows 7

Caso queira saber mais sobre o Windows XP Mode, leia o artigo “Como Usar: Windows XP Mode”.

Fazendo dual boot

Uma maneira simples de se ter compatibilidade com todos os programas, é ter múltiplos sistemas operacionais instalados na mesma máquina. Se você conta os recursos necessários, como um disco rígido com bastante espaço e as licenças do Windows, basta ter ambos para não bater de frente com a incompatibilidade dos programas.

No artigo “Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista”, o Baixaki traz um tutorial detalhado de como você pode realizar o processo, incluindo a remoção do dual boot, caso você não goste do resultado final.

Utilizando o DOSBox

Caso os aplicativos que você queira rodar sejam realmente antigos e só funcionem no MS-DOS, também existe uma alternativa, utilizando-se é claro de um programa especifico.

Então, antes de qualquer coisa, baixe e instale o DOSBox. O software é pequeno e quase não ocupa espaço em disco, além de ter a instalação simples e intuitiva. Ele é, nada mais nada menos, do que um emulador do sistema, capaz de rodar os aplicativos antigos feitos para MS-DOS.

Compatibilidade Windows 7

Para utilizá-lo, basta “montar” o sistema, ou seja, criar de fato o caminho para o disco que quer acessar. Por exemplo: o jogo que você deseja abrir fica no caminho “C:\Jogos\”. Basta você criar o drive, digitando “Mount c c:\jogos”. Depois, é só navegar pelo DOSBox, como era feito no SO original.

Dê um passo para trás, ou tenha outro computador!

Pois é, se nenhuma das soluções apresentadas acima foi suficiente para resolver os seus problemas de compatibilidade, propomos então duas últimas alternativas: a primeira, é dar um passo para trás no que diz respeito à evolução dos sistemas operacionais e voltar para o SO que mais tinha a ver com suas necessidades, seja ele o Windows XP, Vista ou 98.

Compatibilidade Windows 7

Agora, se você contar algumas peças sobrando – ou uns trocados fazendo “cócegas” no bolso – pode montar uma nova máquina, com partes antigas ou usadas e que não contam com “aquela” velocidade. Desta forma, é possível deixar o Windows 7 no computador mais novo e instalar o sistema antigo no PC mais lento.

....

E aí, algum dos conselhos resolveu o seu problema? Caso você tenha estranhado a falta de caminhos para a execução de programas do Vista, lembre-se de que aplicativos deste sistema, em sua grande maioria, não encontram dificuldades para serem abertos no Windows 7. Até a próxima, com mais dicas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.