Ganhe mais desempenho no seu netbook através da função ReadyBoost do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Ganhe mais desempenho no seu netbook através da função ReadyBoost do Windows

O ReadyBoost surgiu junto com o Windows Vista e é uma ferramenta que ajuda a melhorar o desempenho do sistema em até dez vezes em algumas tarefas, utilizando algum dispositivo com memória flash, como cartões ou pendrives.

Ele funciona levando a memória swap – que normalmente fica armazenada no HD – para este dispositivo externo com memória flash. A memória swap é responsável por armazenar o que é muito grande e a cache não suporta, além dos históricos de navegação dos browsers.

Como netbooks geralmente vem de série com apenas um gibabyte de memória – se você tiver sorte dois gigas, além de ter capacidade de expansão limitada - este recurso é extremamente útil para aumentar o desempenho de sua máquina.

Como proceder

Antes de tudo certifique-se de que seu pendrive ou cartão tem o tamanho entre 256MB e 4GB, além de suportar o protocolo USB 2.0, que é mais rápido e necessário para o funcionamento do ReadyBoost. Certifique-se também de que ele não está protegido contra leitura.

Conecte o dispositivo flash no seu computador. A reprodução automática do Windows abre uma janela com várias opções de execução; escolha a opção “Acelerar meu sistema”.

Utilizando o ReadyBoost

Após selecionar está opção, a janela de Propriedades do disco removível será aberta, já na aba ReadyBoost. Marque em “Dedicar este dispositivo”. Ele irá utilizar toda a capacidade disponível, mantendo seus arquivos intactos.

Se selecionar “Usar este dispositivo” ele não utiliza toda a capacidade disponível, e você é quem define o quanto será disponibilizado.

Utilizando o ReadyBoost

Na barra embaixo das caixas de diálogo você pode definir qual a parcela da capacidade livre quer usar para esse serviço.

Após aplicar a alteração, você irá perceber que o Windows criou um arquivo chamado “ReadyBoost.sfcache”.

Utilizando o ReadyBoost

Pronto, processo realizado. Com o ReadyBoost você com certeza ganhará em velocidade, mas fique atento também a algumas recomendações da Microsoft: para melhor desempenho desta função, você deve utilizar dispositivos com pelo menos um gigabyte disponível.

Também é recomendado que ele tenha o dobro da quantidade de memória RAM de sua máquina, ou seja, se o seu computador tem um  gigabyte de RAM, use um pendrive ou cartão de memória flash com dois gigabytes, e assim por diante.

Mesmo não tendo o mesmo desempenho de uma expansão com memória RAM, o ReadyBoost - fazendo um trocadilho com o nome - ajuda a dar uma turbinada no seu PC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.