Segurança passo-a-passo para o seu Windows Vista

3 min de leitura
Imagem de: Segurança passo-a-passo para o seu Windows Vista

Ficar em dúvida quanto à segurança e privacidade do seu Windows Vista definitivamente não é uma coisa lá muito boa. Você não sabe se o seu antivírus está funcionando e ativado, se o firewall vai defender o computador de invasões e se está livre do olho de curiosos sobre o que anda fazendo em seu próprio computador.

Entretanto, através do próprio Windows (e de algumas ferramentas extras) é possível verificar e ativar/desativar algumas funções que garantem mais segurança e privacidade para você ao usar o Vista. Confira vários passos a seguir que mostram como isso é possível.

A Central de Segurança do Windows


A melhor forma de começar a verificação e configuração de segurança do Windows Vista é na Central de Segurança. Você pode acessá-la de duas maneiras: na barra do sistema, ao lado do relógio ou no Painel de Controle (basta ir a Iniciar > Painel de Controle).  A Central de Segurança mostra quais os itens em que você deve prestar mais atenção através da cor vermelha. Ela se divide em quatro partes e você pode expandi-las clicando na flecha do lado direito.

Acesse diretamente da Barra de Sistema.

Firewall: alguns antivírus vêm com firewall junto e a Central pode avisá-lo disso. Caso você não tenha nenhum firewall ativado, ele dirá “O firewall do Windows e do Antivírus relatam que estão desativados”. Basta clicar em Ativar para configurar um deles e então deixá-lo ligado. Normalmente a configuração do firewall é baseada em acessos da rede e de programas à Internet.

Configurações de Firewall da Central.

Atualização automática: a Microsoft costuma sempre lançar novas atualizações para o Windows Vista, que vão desde melhorias do sistema até correções de falhas de segurança (consideradas urgentes). Elas são indispensáveis para manter o sistema funcionando corretamente e com segurança. E é possível ativar as atualizações automáticas para garantir que o seu PC tome conta de manter tudo sempre em dia.

Configurações de Atualizações da Central.

Proteção contra malware: aqui é onde a Central indica as proteções contra vírus e spywares. Ele avisará você se o seu antivírus está ativado (e se tem um instalado) e se há alguma proteção contra spywares instalada (como Spyware Terminator ou Spybot, por exemplo). Se você não tiver nenhuma, pode utilizar o Windows Defender para isso. Já o antivírus é inevitável, você precisará ter algum instalado, como o Avira, AVG ou Kaspersky.

Configurações de Malwares da Central.

Outras configurações de segurança: são incluídas as configurações de segurança da Internet que, na verdade, vêm configuradas como padrão para o Internet Explorer. Nesse caso, é provável que a Central indique como Ok (seguro).

Outras Configurações de Segurança da Central.

Também é possível ativar o Controle de Conta de Usuário. É uma função do Vista que impede alterações que você autorizou. Nesse caso, ao instalar um programa ou modificar alguma coisa do sistema, o Windows Vista pedirá a sua permissão antes (evitando modificações indesejadas). Pode ser uma dor de cabeça, mas é um recurso a mais de segurança.

Contas de Usuário


Várias pessoas usam o seu computador? Bem, se você quer segurança e privacidade, uma boa saída é criar várias contas de usuário. Caso sejam as mesmas pessoas que usam sempre o seu PC (como as da família) uma sugestão é que você crie uma conta para cada um. Caso contrário, crie uma “conta pública”.

Para acessar essa função, vá a Painel de Controle e clique em Contas de Usuário. Você verá a sua conta na tela e várias funções para configurá-la. Comece definindo uma senha para ela em “Criar uma senha para a conta”. Assim, toda vez que o computador for ligado, a tela de logon pedirá a senha para acessar a sua conta.

Coloque uma senha para a sua Conta.

Agora vamos criar uma nova conta. Na tela principal de Contas de Usuário, clique em “Gerenciar outra conta”. Agora, vá a “Criar uma nova conta”. Dê um nome para ela e deixe marcada a opção “Usuário Padrão”.

Crie uma Nova Conta para o Windows.

Como a conta será de Usuário Padrão, várias limitações serão colocadas e essa pessoa não terá privilégios de administrador. Isso impedirá que a pessoa modifique o sistema e instale programas, por exemplo.

Exibição das contas criadas.

Podemos confiar cegamente na segurança do Windows Vista?


Nunca confie 100% nos sistemas operacionais, pois eles nunca conseguem dar conta do trabalho sozinho. Garanta um bom software antivírus instalado, um firewall bem configurado e ótima proteção contra spywares. E, claro, fique sempre de olho em dicas de segurança para a Internet. Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.