Dicas do Vista: reativando as pesquisas do Menu de Contexto

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Vista: reativando as pesquisas do Menu de Contexto

O Windows Vista trouxe diversas inovações para o sistema operacional mais utilizado no mundo todo.

Além do visual e de diversas funcionalidades, uma das mudanças mais apreciadas por todos os usuários do Vista foi o seu sistema de busca, muito mais prático e funcional.

Nesta versão do SO da Microsoft você pode realizar pesquisas através de um inteligente sistema de busca disponível em um campo específico presente no canto superior esquerdo de praticamente todas as janelas do sistema. Isso sem contar a barra de pesquisa rápida presente no Menu Iniciar.

Pesquisas do Menu de Contexto

Outra inovação muito interessante é a presença de uma opção de busca disponível no Menu de Contexto do Windows (aquele acessado pelo botão direito do mouse). Ao clicar sobre uma pasta ou mesmo sobre o Menu Iniciar, você encontraria “Pesquisar” como uma das opções.

Contudo, a atualização SP1 do Vista desabilitou esta função e provavelmente se você clicar agora com o botão direito do mouse sobre o seu Menu Iniciar, não irá encontrá-la entre as opções disponíveis. O que eu vou ensinar a vocês agora, caros usuários, é justamente a reabilitar esta função e tornar ainda mais práticas as buscas realizadas no Windows Vista.

Reabilitando pesquisas no Menu de Contexto

Para fazer isso nós precisarmos ir até o Editor de Registros do Windows. Para isso, abra o Menu Iniciar e na barra de pesquisa rápida digite regedit. Clique sobre ele e confirme a sua abertura.

regedit

Aberto o Editor de Registro, navegue pelas chaves seguindo o caminho HKEY_CLASSES_ROOT > Directory > Shell > find.

Find

Antes de realizar qualquer alteração, é importante criar uma cópia de segurança da chave original, para o caso de haver algum erro. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a chave find e selecione a opção Exportar. Selecione o destina do backup de registro e clique em OK.

Exportar

Agora, na chave find, encontre o registro LegacyDisable.

LegacyDisable

Para concluir a alteração você precisará apagar ou então renomear este entrada. Fazendo isso, o registro já não será o mesmo e então não terá validade, o que implicará na reativação da pesquisa através do Menu de Contexto.

Apague ou renomeie LegacyDisable

Depois disso, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer pasta do seu sistema ou até mesmo sobre o Menu Iniciar. Lá serão encontradas as opções de sempre, acrescidas de uma nova: Pesquisar.

A opção

Clique sobre ela para que seja aberta uma nova janela, igual a do Windows Explorer, através da qual poderão ser realizadas pesquisas avançadas. Sem a menor sombra de dúvidas, este recurso será um adianto em sua vida nos momentos de encontrar arquivos dentro de pastas, pois não será necessário abri-las para fazer isso.

Pesquisa!

É isso ai, galera. Esta foi mais uma dica do Baixaki para tornar mais funcional a experiência de vocês com seu PC. Esta dica simples poderá facilitar em muito a vida de todos na hora de encontrar arquivos e pastas dentro do Windows. Espero que tenha ficado claro. Um abraço a todos. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.