Dicas do Vista: como apagar automaticamente a Lista de Documentos Recentes do Menu Iniciar

Defenda-se dos bisbilhoteiros, deixando sua lista de documentos recentes sempre vazia.
  • Visualizações10.278 visualizações
Por Oliver Hautsch em 6 de Abril de 2009

Todo usuário de computador já teve algum tipo de problema relacionado à privacidade. Um dos mais comuns é a atitude curiosa de fazer login na conta do usuário alheio e olhar a lista que o Windows gera automaticamente sempre que você abre um arquivo. A Lista de Documentos Recentes ou, como é chamada no Windows Vista, “Itens Recentes”, é fonte de muita briga tanto nos lares, como nos escritórios — e eu falo por experiência própria, pois já estive no lado do curioso, bem como no lado do espionado.

No entanto, acontece muito de nos esquecermos de excluir os itens da lista sempre que possível. Assim, o Baixaki vai ensinar neste artigo o que você pode fazer para que, sempre que fizer logoff ou reiniciar o sistema, a lista seja esvaziada.

ATENÇÃO: é importante que você siga os passos apresentados exatamente como mostramos, pois faremos mudanças nas diretivas do sistema, o que pode causar um mau funcionamento, caso sejam alteradas opções incorretas.

*Este artigo se aplica somente às versões Business, Enterprise e Ultimate do Windows Vista. As demais não possuem o “Editor de Diretiva de Grupo Local” e, por isso, não é possível configurá-las para o que ensinaremos abaixo.

Livre-se dos olhos atentos ao que não devem

1. Clique no botão do Menu Iniciar e digite “gpedit.msc” (sem aspas) no campo “Iniciar Pesquisa”. Pressione a tecla ENTER ou clique no resultado que aparecerá, conforme a imagem abaixo.

Abrindo o editor de Diretivas

2. Será aberto o Editor de Diretiva de Grupo Local.

*Caso o Controle de Conta de Usuário (UAC) esteja ativado, você deverá confirmar a execução do editor.

3. A janela do Editor de Diretiva de Grupo Local tem funcionamento semelhante à do Windows Explorer, utilizando árvores para mostrar seu conteúdo. Expanda o item “Configurações do Usuário”, clicando na seta que fica à esquerda.

4. Clique em “Modelos Administrativos” e, no quadro da direita, dê um duplo-clique sobre “Menu ‘Iniciar’ e barra de tarefas”.

Abrindo o item Menu Iniciar

5. Na lista que será exibida, localize o componente com o texto “Limpar histórico de documentos abertos recentemente ao sair” e dê um duplo-clique sobre ele.

Limpando o histórico de documentos

6. Na janela que se abrirá, marque a opção “Ativado” e dê OK.

Clique em ATIVADO.

Pronto! De agora em diante, sempre que você fizer logoff ou reiniciar o computador, a lista de arquivos recentes será apagada.

*****

Caso você tenha alguma dica parecida para melhorar a privacidade do seu Windows, fique à vontade para compartilhá-la conosco e com a comunidade Baixaki, através do sistema de comentários.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!