Desabilite seis das mais “inúteis” opções do Windows Vista

4 min de leitura
Imagem de: Desabilite seis das mais “inúteis” opções do Windows Vista

Assim como no Windows XP, o Windows Vista apresenta algumas opções de utilidade questionável, como mensagens de aviso impertinentes, modos de visualização que mais atrapalham do que ajudam e por aí vai.

“Repeteco” do Windows XP

Como recém mencionado, algumas opções chatas existentes no Windows XP persistiram à mudança de sistema operacional. Para saber mais sobre elas e aprender como desativá-las, acesse o artigo “Recursos inúteis (ou não) do Windows XP”. Nele você aprenderá a desativar opções como: o Tour do Windows, Assistente de limpeza de área de trabalho, Teclas de aderência, barra de idiomas, entre outras.

“User Account Control”

O talvez já famigerado UAC (“Controle de Conta de Usuário”, em português) com certeza já deve ter deixado muita gente com alguns fios de cabelo a menos, isso porque tal função do Windows Vista mostra janelas de alerta sempre que uma modificação tenta ser feita no sistema.

Por exemplo: você executa um aplicativo para instalar um programa e aparece uma janela perguntando se você realmente deseja executá-lo e após clicar na opção afirmativa aparece outra janela informando o bloqueio do programa executado, por causa da sua tentativa de alterar o sistema e perguntando se você deseja bloquear a ação do aplicativo ou então liberar a sua ação. Você há de convir conosco que somente um aviso, ou nenhum de preferência, estaria de bom tamanho.

Desativando o pentelho

Primeiramente, acesse o “Painel de Controle” (clique no menu “Iniciar” e depois em “Painel de Controle”) e clique em “Contas de usuários”.

contas de usuario

Em seguida, entre na opção “Ativar ou desativar o Controle de Conta de usuário” e desmarque a caixa “Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador”.

ativar ou desativar

uac

Caso você tenha achado os passos anteriores muito complicados há um programa chamado TweakUAC que poderá vir a lhe ajudar. Pois após baixá-lo e instalá-lo, basta escolher se você deseja desativar o UAC, deixá-lo ligado sem permitir que ele exiba alertas ou então, deixá-lo como está.

Barra Lateral do Windows

Quase todo o mundo acha, com razão, que a Barra Lateral do Windows (“Windows Sidebar”) é inútil. Claro, sempre existe um “do contra” para gostar de tudo aquilo que a maioria não gosta, mas, fazer o quê, gosto é gosto. (Mas não custa nada tentar convencê-los, não é?)

Você aí que gosta da Barra Lateral, quer ver bom um argumento contra ela? Então lá vai: ela simplesmente é só uma barra que acumula diversos gadgets, os quais, além de serem meio inúteis, passam 90% do tempo escondidos (sem serem usados ou vistos) atrás das janelas abertas e que só fazem consumir memória RAM e banda da Internet. E aí, se convenceu a desativá-la?

Morte à Barra Lateral!

Para desativá-la clique com o botão direito em cima de algum espaço vazio dela e selecione “Propriedades”, ou então, abra o menu “Iniciar”, digite “barra lateral” e abra “Propriedades da Barra Lateral do Windows”. Feito isso, desmarque a opção “Iniciar Barra Lateral quando o Windows for iniciado” e clique em “OK”. Descanse em paz, Barra Lateral do Windows Vista!

menu

barra lateral

Janelas transparentes demais?

Se a transparência das janelas do seu Windows Vista está mais lhe atrapalhando do que outra coisa, você pode muito bem deixá-las mais opacas e até mesmo mudar as suas cores! E o melhor: é super fácil!

transparente

Abra o menu “Iniciar”, escolha “Painel de Controle”e clique em “Personalização”.

persona

cor e apar

Agora, abra a opção “Cor e Aparência da Janela” e sinta-se à vontade para definir qual a nova cor das janelas (caso queria alterá-la), desativar a caixa “Habilitar transparência” e escolher a “Intensidade de cor”. Feitas as alterações desejadas, clique em “OK”.

Por uma vida contra um “Painel de Controle” organizado em categorias

Se você é como nós e passou anos de sua vida usando o “Painel de Controle” sem esses “frufrus” de subcategorias (as quais fazem com que você fique horas perdido procurando onde está aquela opção que antes era só abrir o “Painel de Controle” e acessá-la), saiba que existe uma salvação!

Na verdade é bastante fácil voltar ao bom e velho “modo clássico” de exibição do “Painel de Controle”. Simplesmente clique na opção “Modo de Exibição Clássico”, a qual fica à esquerda do “Painel de Controle” quando aberto e pronto!

painel classico

Windows Defender

O defensor dos frascos e comprimidos, o destruidor de spywares, aquele que garante a sua segurança ao navegar pela Internet: o Windows Defender! Que bom seria se ele fosse tudo isso... É uma pena, mas na realidade o seu desempenho ainda deixa muito a desejar, fazendo com que baixar um antispyware seja mais seguro do que contar com o Windows Defender.

Para desativá-lo, e assim economizar um pouco de memória RAM, você deverá acessá-lo. Para fazer isso, digite “windows defender” na área de pesquisa do menu “Iniciar”, abra-o, selecione a opção “Ferramentas” e em seguida a opção “Opções”. Agora, role a barra de rolagem até o final para poder visualizar as “Opções de Administrador”, desmarque a caixa de seleção “Usar o Windows Defender” e pronto!

defender

defender

defender

Não seja egoísta...

... compartilhe conosco suas experiências com opções inúteis do Windows Vista e ajude a deixar este artigo ainda mais completo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.