Dicas do Vista: Personalizando o menu CTRL + ALT + DEL

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Vista: Personalizando o menu CTRL + ALT + DEL

A sequência de teclas "CTRL + ALT + DEL" já causou arrepios em muitos usuários do Windows, desde a época do Windows 95, quando a Tela Azul da Morte era tão comum que já fazia parte da vida dos usuários. Hoje, com a popularização do Windows Vista, essa realidade mudou, pois a infame tela azul só aparece em casos extremos e problemas graves. Da mesma forma, a função do comando "CTRL + ALT + DEL" também mudou.

No Windows Vista, quando você executa esse comando, um menu aparece, contendo as opções  "Bloquear este computador", "Trocar usuário", "Fazer logoff", "Alterar uma senha" e "Abrir o gerenciador de tarefas", que são acessíveis de formas mais fáceis e rápidas do que através do famigerado "CTRL + ALT + DEL". Entretanto, pode ser útil, para certos tipos de usuários, retirar alguns comandos dessa tela, evitando assim a execução indevida de ações no computador.

Se você compartilha o computador com outras pessoas, ou até com crianças, por exemplo, é interessante retirar o comando de início do Gerenciador de Tarefas, para que ninguém o abra através desse menu e acabe fechando programas ou processos indevidamente.

Cuidado com o registro!ATENÇÃO: tenha muito cuidado a partir de agora, pois entraremos no terreno pantanoso que é o registro do sistema. Qualquer alteração indevida pode fazer com que seu Windows fique imprestável ou necessite até de reinstalação. Um backup das chaves que alteraremos é recomendável (você pode fazer uma cópia da chave selecionada clicando no menu "Arquivo", depois em "Exportar".

Editando o registro

Para remover itens da lista, execute o editor do registro (Iniciar > Executar > regedit) e localize a seguinte chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies

Verifique se existe uma chave chamada "System" dentro do caminho acima. Se não houver, abra o menu "Editar", aponte para "Novo" e clique em “Chave”. Dê o nome "System" para ela. Caso ela já exista, pule esse passo.

Localizando a chave do registro

Cada item do menu que você quiser desativar precisará de um valor de registro que será o responsável por esse desligamento. Para criar um novo valor, clique no menu "Editar", aponte para "Novo" e clique no item "Valor DWORD (32 bits)".

Criando valores no registro

  • Para desabilitar o comando "Alterar uma senha", crie um valor DWORD com o nome "DisableChangePassword" (sem as aspas).
  • Crie um valor DWORD com o nome "DisableLockWorkstation" (sem aspas) para remover o item "Bloquear este computador".
  • O item "Iniciar Gerenciador de Tarefas" será removido se você criar um valor com o nome "DisableTaskMgr" (sem aspas).

Depois de criar os valores desejados, você deverá dar um duplo-clique em cada um deles e digitar o número "1" (sem aspas). Isso ativará o comando executado pelo valor do registro selecionado. Quando terminar, feche o editor do registro e pressione as teclas CTRL + ALT + DEL para ver o resultado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.