Você sabe onde e como encontrar o número chave do seu Windows?

2 min de leitura
Imagem de: Você sabe onde e como encontrar o número chave do seu Windows?

Funciona da seguinte maneira com a maioria dos softwares pagos. Você compra o CD ou DVD de instalação em uma loja e vai instalar este software quando chegar em casa. Quando você abrir a janela de instalação, uma das primeiras coisas que o assistente vai lhe pedir é que digite o número de chave, serial number, key, product identification ou qualquer outro nome que as empresas costumam dar à esta sequência de letras e números.

Na maioria dos casos uma simples olhada na caixa do CD ou DVD já resolverá o seu problema. Contudo, se o seu Windows já veio instalado no seu computador quando você o comprou este método pode variar um pouquinho. No caso de computadores desktop, aqueles que incluem monitor, CPU e periféricos, você encontra o número de série do seu Windows em uma etiqueta da Microsoft colada em uma das laterais com uma fita holográfica e o número de série impresso. Em notebooks, laptops e netbooks você encontra esta mesma etiqueta na parte inferior do produto.

Mas se você não encontrou em nenhum destes lugares já citados, ainda resta esperança. Vá até o Painel de Controle e procure pelo ícone “Sistema”. Nele você terá acesso às especificações do seu computador. Vá até o final da tela e olhe a última seção que diz respeito à ativação do Windows. Ali você terá a informação de que precisa, o número de identificação do seu sistema operacional.

Se ainda assim você não conseguiu encontrar a sequência de letras e números, ainda há uma última chance. Você ainda pode usar como recurso programas especializados em encontrar números de série. No Baixaki você encontra vários programas com este propósito, alguns deles como o Magical Jelly Bean Keyfinder ou o Key Finder Pro 2007. Estes programas devem ser usados apenas em última instância, afinal é um pouco arriscado utilizar programas que gravam suas chaves de produto. Se o seu computador for acessado por um indivíduo mal intencionado, ele terá acesso a estas informações.

Você precisa guardar este número com muito cuidado para que nas próximas instalações do seu Windows não seja necessário comprá-lo novamente. Outro bom motivo para tê-lo em mãos é que a Microsoft pode fornecer versões 64bits ou 32bits do Windows Vista caso haja alguma incompatibilidade com o seu sistema. Você só precisa entrar em contato com a empresa via Internet clicando aqui. Se você não conseguir acessar o endereço através do clique, copie e cole esta linha no seu navegador: http://www.microsoft.com/windowsvista/1046/ordermedia/pt-br/default.mspx.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.