Tira-Dúvidas: você perguntou, e o Baixaki responde!

4 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: você perguntou, e o Baixaki responde!

Todo mundo já foi iniciante em computadores, e já teve milhares de dúvidas aparentemente impossíveis de serem resolvidas. Até mesmo os veteranos da computação podem ter problemas com um aspecto ou outro de seu computador. Quase tudo pode ser consertado por tentativa e erro, mas os menos cuidadosos podem acabar danificando seu próprio computador. Para evitar este tipo de risco, o Baixaki novamente oferece ajuda, com um pacote de dúvidas enviadas por usuários!


1. FORMATAÇÃO E DRIVERS


Oi, meu nome é Washington, e eu tenho uma dúvida! Eu perdi o CD do Windows Vista que veio junto com o meu computador, mas eu gostaria de formatá-lo. Teria como eu formatá-lo sem esse CD? Eu quero formatá-lo para o XP, como que eu faço para descobrir quais são os seus drivers, e qual o site mais confiável para eu baixar esses drivers?
Washington Soares

Olá, Washington! Não tenha medo de formatar seu PC. O processo não é tão difícil quanto parece ser, e o único CD necessário é o do sistema operacional que você quer colocar em seu PC após formatá-lo. Como você prefere o Windows XP, o CD do Windows Vista não será necessário, e basta que você formate a máquina e então instale o sistema desejado a partir do CD correspondente.

Quanto aos drivers, também não se preocupe. O Windows XP tem um banco de drivers provisórios que provavelmente reconhecerá seu hardware. Porém, sem os drivers especializados, produzidos pelos fabricantes das peças respectivas, você não poderá atingir a capacidade máxima de seu equipamento. Verifique o seu hardware instalado e visite as páginas dos fabricantes para encontrar os drivers mais recentes.


2. SERÁ QUE É VÍRUS?


Quase toda vez que ligo o meu PC aparece uma mensagem dizendo que o Windows não consegue inicializar o programa CSRSS.EXE.
Já passei vários antivírus, que não detectaram nada.
Esse programa é um vírus, ou faz parte do Windows?

César Augusto de Souza Pastorini

Não se preocupe! Este programa é essencial para o funcionamento do seu sistema operacional, e controla alguns comandos de manipulação de janelas e o funcionamento de algumas funções do MS-DOS. Se o Windows não consegue inicializar este executável, pode ser que um vírus tenha causado esse problema, mas o arquivo, em si, não é um vírus. Talvez seja recomendável que você reinstale seu sistema operacional, pois é possível que algum tipo de dano tenha sido causado.

Existe a possibilidade de um vírus ou trojan ter se alojado em seu disco rígido e se renomeado como CSRSS.EXE, então você pode tentar verificar a localização do arquivo. Se ele estiver dentro da pasta system32, do Windows, não se preocupe: essa é a localização padrão do programa. Mas desconfie bastante se encontrar um arquivo com este nome em alguma outra pasta.


3. ÍCONES DESAPARECIDOS


E aí galera? Passei um antivírus no meu PC e todos os meus ícones desapareceram!
A pergunta é: o que posso fazer para recuperá-los?
Obrigado!

José Henrique

Antes de tudo, mande esse antivírus pro espaço! Este tipo de dano não é aceitável, e um antivírus que faz este tipo de bagunça não merece ocupar espaço em seu computador. Recomendamos que você procure alguma das excelentes alternativas completamente gratuitas e seguras, como o Avira AntiVir, o Avast! Home Edition ou o popular AVG Free, todos disponíveis no Baixaki.

Para recuperar seus ícones, tente o seguinte: clique com o botão direito na área de trabalho, e então clique em Propriedades. Na janela que se abrirá, sob a guia Temas, há um pequeno menu com opções de temas para o Windows. Tente alterar o tema selecionado, e veja se seus ícones reaparecem. Se não der certo, aqui mesmo no Baixaki temos vários pacotes de ícones que podem substituir aqueles que seu antivírus descontrolado destruiu.

4. INICIANDO PROGRAMAS COM O WINDOWS


Gostaria de saber como fazer um programa iniciar automaticamente com o Windows, mas minimizado na barra de tarefas, junto ao relógio. Além disso, se existir essa possibilidade, como se esconde esse ícone?
Parabéns pelo vosso excelente trabalho.

Nuno Ribeiro

É possível fazer com que um programa inicialize automaticamente, junto com o Windows, mas o ícone ao lado do relógio é específico de cada programa, e nem todos têm este tipo de opção. Normalmente, aplicativos que naturalmente operam no plano de fundo, como antivírus e mensageiros aguardando contato, são os únicos que mantém um pequeno ícone deste tipo para informar o usuário de seu funcionamento.

Para fazer um programa ser executado junto com o Windows XP, basta arrastar qualquer ícone ou arquivo desejado para a pasta Inicializar, no menu Iniciar. Logo que o sistema operacional entrar em funcionamento pleno, o arquivo na pasta Inicializar será executado. Conforme dito, nem todos os programas exibem um ícone ao lado do relógio, mas se este for o caso, ocultar o ícone é simples: basta seguir as instruções deste tutorial, que também trata da exibição de um ícone deste mesmo tipo, mas selecionar na lista o programa desejado e escolher a opção Sempre ocultar.

Mandem suas dúvidas para nossa equipe, e não se esqueçam de conferir as respostas para as perguntas de outros usuários, pois você pode acabar aprendendo mais sobre aspectos interessantes de seu computador. Lembrem-se de que todo tipo de usuário tem dúvidas, desde os mais novatos até os mais experientes, e que nós faremos o possível para responder a todas as suas perguntas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.