Devo usar a versão 32 ou 64 bits do Windows Vista?

3 min de leitura
Imagem de: Devo usar a versão 32 ou 64 bits do Windows Vista?

O Windows Vista é distribuído em várias versões diferentes, sendo que a mais básica é a Starter e a mais aprimorada é a Ultimate. Como se não bastasse, cada versão (exceto a versão Starter) tem dois tipos de tecnologia: 32 e 64 bits. Tudo isso confunde muito o usuário e torna a escolha do sistema operacional difícil.

Esquecendo o que cada pacote traz e focando-se apenas no quesito 32 e 64 bits, pode-se observar as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. Esses dois números referem-se, basicamente, ao tipo de processador com qual o sistema trabalha. Como assim? Atualmente, há dois tipos de processadores a venda: processadores do tipo 32 bits (são os processadores mais antigos, como o Pentium 4 e o Athlon XP) e do tipo 64 bits (como os mais recentes Athlon X2 e Core2Duo).

Então se eu possuo um processador de dois núcleos devo usar o Vista 64 bits? Não necessariamente. É recomendada a utilização do sistema de 64 bits, devido ao melhor aproveitamento que haverá e também porque a versão 64 bits vem pronta para controlar maior quantidade de memória RAM.

Opte pela versão 64 bits...

Meus programas vão rodar na versão 64 bits?

Assim como o processador e o sistema conseguem trabalhar em arquitetura de 64 bits, os programas também têm adquirido tal característica. Evidentemente, para executar um programa do tipo 64bits você só pode utilizar um sistema 64bits, já os programas 32 bits — a grande maioria — funcionam em ambas as versões do Windows Vista. Quanto aos programas mais antigos, os antigos programas de 16 bits, já não são mais suportados pelos Vista 64bits, o que é um ponto positivo do 32bits.

E meu hardware é compatível?

Os drivers dedicados aos sistemas de 32 bits não podem ser usados no Windows Vista 64 bits. Portanto, antes de pensar em atualizar seu computador para a nova tecnologia, certifique-se de que seus itens de hardware possuem drivers preparados para o sistema 64 bits. Outro fator relativo aos drivers é a assinatura digital que deve estar presente em todos eles, pois o Vista 64 bits não permite instalar drivers sem a tal assinatura.

Existe grande diferença no controle de memória RAM?

Como já citado, o Windows Vista 64 bits é o único que consegue trabalhar com maior quantidade de memória RAM (visto que todas as versões com tecnologia 32bits não conseguem aproveitar mais do que 3 GB). No entanto, cada versão do sistema tem um limite de memória diferente, sendo que as versões Home Basic e Home Premium, suportam somente 8 GB e 16 GB respectivamente. Já as versões — Ultimate, Enterprise e Business — dedicadas ao público mais exigente trazem suporte a até 128 GB de memória RAM.

Vista 64 bits gerencia maior quantidade de memória RAM

Caso você tenha dúvidas quanto a esse aspecto, leia o artigo da própria Microsoft clicando aqui.

A segurança e o cérebro do sistema

A segurança também é reforçada na versão 64 bits, até porque alguns vírus não trabalham com a arquitetura de 64 bits, fato que já reduz significativamente a quantia de pragas. Além disso, os novos processadores trazem recursos únicos, os quais quando usados em um sistema 64 bits reforçam mais a segurança do hardware.

Todo sistema operacional possui um conjunto de instruções principais, o qual é conhecido como Kernel. Nas versões 64 bits do Windows Vista, o Kernel é protegido contra ataques e não é passível de alterações sem a autorização do Administrador. Isso gera mais segurança e menos problemas ao instalar novos softwares.

Qual é o mais indicado?

Como você pode observar, o Windows Vista com tecnologia 64 bits só tem vantagens sobre as versões que trabalham em 32 bits. Além das principais características supracitadas, a versão 64 bits apresenta resultados fantásticos no desempenho e na execução de jogos, o que é um fator crucial para os gamers.

Para os felizes proprietários da versão 32 bits que estejam interessados em atualizar para a versão 64 bits, podem ficar ainda mais contentes, pois a Microsoft oferece gratuitamente uma cópia da sua versão de sistema com a tecnologia 64 bits. É isso mesmo que você leu, basta entrar em contato com a Microsoft que eles enviam uma versão 64 bits do seu Windows, cobrando apenas a importação.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.