Como criar um CD de recuperação do Windows Vista SP1

2 min de leitura
Imagem de: Como criar um CD de recuperação do Windows Vista SP1

Uma ferramenta muito utilizada por técnicos de informática é o disco de recuperação, principalmente nos casos de computadores em que o Sistema Operacional não inicializa mais. Existem programas que permitem a criação de discos de recuperação, mas uma das novidades do Windows Vista Service Pack 1 é justamente permitir a criação deste disco sem a necessidade de aplicativos.

Para que serve um disco de recuperação?

Um disco de recuperação, também chamado de Recovery Disc, contém uma imagem do seu HD no momento de geração desse disco. Normalmente ele é criado após a formatação do PC e a instalação do Sistema Operacional desejado.

Quando ocorre um problema grave com o computador, de forma que a única solução seja a formatação, este disco pode ser utilizado para formatar e restaurar o sistema, como se você tivesse acabado de formatar o HD. A grande vantagem é que utilizando o disco de recuperação o processo é normalmente mais rápido do que formatar e instalar tudo novamente.

Infelizmente não há como utilizar o mesmo disco em várias máquinas diferente. Dessa forma, cada computador deve possuir um disco de recuperação individual.

Alguns programas necessitam de várias mídias.APRENDA A FAZER

Programas

Alguns antivírus possuem a ferramenta para criar estes discos de recuperação. O Kaspersky Rescue Disk e o Panda Internet Security 2009, por exemplo, permitem que você grave o disco de recuperação sem problemas. Existem ainda outros aplicativos, como o Norton Ghost e o Partimage, que fazem clones dos dados contidos no HD em diversas mídias de CD ou DVD.

Recurso do Windows Vista SP1

Antes de tudo é preciso baixar um arquivo da versão beta do Service Pack 1. Você pode baixá-lo clicando aqui (para x64 clique aqui). Após terminar o download, extraia o conteúdo do arquivo em uma pasta qualquer.

Agora, acesse a pasta System32 de seu computador, através do caminho C:\WINDOWS\System32. Localize o arquivo recdisc.exe e, clicando com o botão direito do mouse sobre ele, escolha a opção “Propriedades”.

Na aba “Segurança”, clique no botão “Avançadas”. Na janela seguinte, abra a guia “Proprietário” e clique em “Editar”. Uma terceira janela será aberta mostrando o nome do proprietário atual e logo abaixo uma lista com algumas opções de proprietários.

Selecione o nome Administradores ([nome-do-PC]/Administradores), como na imagem abaixo. Em seguida, feche todas as janelas de propriedades clicando no botão “Ok” presente em cada uma delas.

Passo-a-passo.


Agora, será preciso abrir novamente as propriedades do arquivo recdisc.exe e, na guia “Segurança”, clicar em “Editar”. Finalmente, na caixa “Nome de grupo ou de usuário” selecione Administradores ([nome-do-PC]/Administradores) e, no campo “Permissões para Administradores” marque a opção “Controle total”. Para encerrar basta clicar no botão “Ok” presente em todas as janelas abertas.

Alterando permissões.

Para encerrar é só renomear o arquivo recdisc.exe com um nome qualquer, copiar o arquivo baixado e colar nesta mesma pasta (C:\WINDOWS\System32). Para que o disco seja efetivamente criado é preciso executar o recdisc.exe. Em seguida selecione o drive que será usado para queimar o CD e clique em “Criar Disco”. Agora é só inserir o DVD do Windows Vista no drive de CD/DVD, selecionar o leitor e clicar em “Continuar”.

Finalmente, espere alguns minutos para que a imagem seja gerada e, quando solicitado, insira a mídia vazia na gravadora pressionando o botão “Ok” para que o processo continue. Lembre-se: este disco é para recuperar o Windows, e não instalá-lo.

Últimas configurações!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.