Melhores apps de Windows Phone: 10/07/2014

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 10/07/2014
Imagem: My Nokia Blog

Chega de falar sobre a Copa do Mundo. Vamos falar de coisa boa, vamos falar de Windows Phone! Nossa seleção da segunda semana de julho está repleta de apps e jogos bacanas para animar os torcedores deprimidos com a derrota da seleção brasileira contra os futebolistas da Alemanha.

Entre os programas selecionados, destacam-se o cliente oficial do ICQ (saudoso software de comunicação que voltou a brilhar nos últimos dias) e o Video Tuner (editor de vídeos gratuito desenvolvido pela própria Microsoft). Na área de jogos, trazemos títulos de gêneros variados: a estrela da vez, contudo, é o shooter online Blitz Brigade, nova aposta da Gameloft para quem procura um game mais hardcore para se divertir no smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Todos os aplicativos listados abaixo podem ser baixados diretamente através da Windows Phone Marketplace, loja de softwares oficial do sistema operacional. Para adquiri-los, clique em seus devidos títulos ou leia os QR Codes através do seu telefone celular. Note que pode ser necessário alterar a região de seu gadget para fazer download de alguns dos programas, visto que eles são exclusivos para usuários norte-americanos. Caso não saiba como realizar tal configuração, clique aqui para conferir um tutorial completo que preparamos para você.

Por fim, vale lembrar que todas as informações acerca da compatibilidade de cada app (requisitos técnicos como quantidade de memória RAM necessária e versão mínima do SO) são retiradas das páginas oficiais dos próprios programas. Sendo assim, caso você não consiga rodar um software em um aparelho teoricamente compatível, não deixe de nos avisar através dos comentários ou pela ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se!

APLICATIVOS

myChat

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Lançado recentemente para competir com o WhatsApp, Viber e outros serviços de comunicação que tanto fazem sucesso nos dispositivos móveis, o myChat permite que você troque mensagens e realize ligações gratuitas para qualquer amigo que também tenha o aplicativo instalado. Junto com sua edição para Windows Phone, também foram disponibilizadas versões para gadgets equipados com Android e iOS (iPhone e iPad).

Além dos clássicos bate-papos em texto, você pode enviar vídeos curtos para seus colegas e usar uma série de emoticons e stickers para deixar a conversa ainda mais animada. E, se todas essas funcionalidades não bastassem, o myChat conta ainda com uma ferramenta de videoconferência, possibilitando assim que você converse em tempo real com qualquer usuário usando a câmera frontal de seu tablet ou smartphone.

Eventacular

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Com uma interface de cair o queixo, o Eventacular é um app de produtividade voltado para quem não quer se esquecer de nenhum compromisso importante – seja ele profissional ou pessoal. O software funciona de uma maneira bem simples: você cria um evento (determinando data, local, descrição, lembrete etc.) e passa a ter uma contagem regressiva estilizada que pode ser fixada como live tile na tela inicial de seu dispositivo.

Em questão de recursos, o Eventacular pode ser encarado como um calendário convencional – o grande diferencial do aplicativo fica mesmo para seu design matador, que apresenta seus compromissos de uma forma elegante e muito atraente. O programa é gratuito, mas algumas funcionalidades adicionais (como a inserção de imagens personalizadas no fundo da página de cada evento ou em seu devido live tile) precisam ser adquiridas através de compras in-app.

Video Tuner

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Desenvolvido pela própria Microsoft, o Video Tuner é um poderoso editor de vídeos compatível somente com a versão mais recente do Windows Phone (por enquanto). Com uma interface em português, o software permite que você altere a velocidade de seus clipes, realize cortes, faça ajustes básicos de imagens e adicione filtros variados. Também é possível mexer na trilha sonora do vídeo e escolher entre diferentes níveis de qualidade na hora de salvar seu trabalho final (o que reflete em um arquivo mais ou menos pesado).

O Video Tuner não é o primeiro editor de vídeos disponibilizado para Windows Phone – o Movie Maker 8.1 faz bastante sucesso entre os usuários do sistema operacional –, mas chama a atenção por ser completamente gratuito e ser criado pela Microsoft (sendo então considerado “oficial” do SO). A empresa afirma que em breve deve liberar uma edição do app para dispositivos equipados com WP 8.

Foundbite

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Imagine um Instagram com áudio. É isso mesmo: o Foundbite é uma espécie de rede social voltada para o compartilhamento de fotografias, mas possui o diferencial de permitir que seus usuários gravem um pequeno arquivo de áudio para ser anexado em suas imagens. A ideia é que pessoas do mundo inteiro possam compartilhar suas experiências de uma maneira mais envolvente: em vez de você simplesmente olhar para uma foto estática, você pode escutar os sons do momento em que ela foi capturada para ter uma maior imersão.

O programa conta com uma interface totalmente em português e possui diversos recursos que você pode utilizar na hora de tirar cada fotografia. Além disso, como toda rede social que se preze, o Foundbite permite que seus usuários interajam livremente entre si, trocando mensagens ou curtindo e comentando as experiências alheias.

ICQ

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Lançado originalmente em 1996 para computadores, o ICQ é considerado por muitos como o pai de todos os serviços de comunicação instantânea (inclusive do MSN!). Com o passar dos tempos, o serviço foi ultrapassado por soluções mais modernos e caiu no esquecimento... Até ser revivido recentemente com o intuito de se transformar em um rival à altura do WhatsApp, Viber, LINE e outros apps que fazem sucesso entre o público mais jovem! Como não poderia deixar de ser, além de clientes para desktop, Android e iOS, o serviço também recebeu um excelente cliente para o sistema operacional da Microsoft.

O programa permite que você troque mensagens de texto, realize chamadas (tanto de vídeo quanto só de voz) e converse em bate-papos de outros serviços em apenas uma interface (Facebook, GTalk etc.). Tudo isso de graça! Você pode ainda se divertir com dezenas de smiles exclusivos e personalizar a interface do app com diversos temas visuais pré-instalados. Se você não curtiu o myChat, certamente vai gostar das funcionalidades do ICQ.

JOGOS

Mission Sword

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Game perfeito para quem gosta de uma pancadaria. Mission Sword é um hack’n’slash de progressão lateral que coloca você na pele de um destemido espadachim em sua jornada para destruir o maléfico Necromansor. De posse de uma espada mágica, habilidades únicas de combate e muita coragem, você deve explorar cenários variados enquanto aprimora os atributos do protagonista e bota hordas de inimigos para correr.

Os comandos do título são bem simples, e sua jogabilidade é focada no uso de combos e golpes especiais. Seu lutador é capaz de fazer combos poderosos que são bastante úteis na hora de enfrentar os chefes de cada uma das fases. E, se você é o tipo de jogador que curte desbloquear todos os mínimos segredos de cada game, certamente vai se empenhar em colecionar todos os Achievements que Mission Sword possui.

Skateboard Party 2

  • R$ 3,99
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Se você sempre foi fã da franquia Tony Hawk’s, pare tudo o que você está fazendo neste momento e vá baixar Skateboard Party 2. Disponível também para iOS e Android, o jogo desafia você a selecionar um entre oito skatistas completamente personalizáveis e fazer manobras radicais em pistas localizadas ao redor do mundo inteiro. São mais de 40 truques diferentes e sequências malucas que você pode aprender através de controles intuitivos e customizáveis.

O modo multiplayer possibilita que você desafie seus amigos ou jogadores randômicos do outro lado do planeta. Também é possível personalizar seu skate escolhendo entre centenas de pranchas e rodas diferentes – há até mesmo itens de marcas famosas, como Powell & Peralta, Bones, Golden Dragon e Tork Trux. Skateboard Party 2 atualmente está sendo comercializado por R$ 3,99 – caso queira, é possível testá-lo gratuitamente sem desembolsar um único centavo.

Gun Club 3: Virtual Weapon Sim

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Preste bastante atenção: Gun Club 3 não é um simplesmente um “jogo de tiro”, é um simulador. O game não conta com uma história elaborada ou um protagonista que precisa salvar o mundo de algum vilão maléfico. Ele simplesmente coloca você em campos de treinamento para profissionais e permite que você se divirta ao usar centenas de armamentos com características fiéis às originais.

O mais legal, contudo, é o fator de customização: você pode adicionar complementos diversos nas suas armas, e tais itens adicionais também funcionam de forma bastante realista. Supressores, miras, red dots e outros addons podem ser adquiridos tanto com grana virtual quanto com dinheiro real através do sistema de compras in-app. No Competitor Mode, você pode desafiar adversários em campeonatos privados para ver quem tem a melhor mira – todas as partidas, contudo, são contra alvos de plástico ou papel. Nada de sangue por aqui.

Blitz Brigade

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Lembrando muito a aclamada franquia Team Fortress, Blitz Brigade é o FPS online cujas partidas podem comportar até 12 jogadores batalhando entre si simultaneamente. Para jogar, você deve antes de tudo escolher uma entre cinco classes diferentes (Soldado, Fuzileiro, Médico, Atirador e Guerrilheiro); em seguida, basta escolher uma equipe e mergulhar com tudo em uma guerra insana. Em campo, é possível usar três veículos e mais 100 armas distintas para eliminar a equipe rival sem dó.

Uma das coisas mais legais de Blitz Brigade é seu chat in-game, que permite que os membros de um time se comuniquem através de mensagens de áudio. Dessa forma, eles conseguem se entender melhor e bolar estratégias matadoras para se consagrar como vencedores. Os gráficos do título são bem coloridos e cartunescos, perfeitos para quem gosta de games com um ar menos realista e mais descontraído.

Dhoom:3 Jet Speed

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Baseado no filme de mesmo nome, Dhoom:3 Jet Speed (assim mesmo, com o número depois dos dois pontos) é um jogo de corrida no qual você pilota um jet ski turbinado. Sua missão é simples: fugir de seus inimigos, desviar dos obstáculos e sobreviver até o fim de cada um dos percursos. Você pode controlar o veículo através do acelerômetro (movimentando o seu celular) ou pelos clássicos botões virtuais.

É possível aprimorar seus jet skis com uma série de complementos úteis capazes de aumentar sua resistência e velocidade. Ainda que não conte com um modo online, Dhoom:3 Jet Speed conta com um ranking de melhores jogadores para você se sentir incentivado a bater seus recordes pessoais. Completamente gratuito e recomendado sobretudo para quem gosta de corridas frenéticas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.