Por que o seu Lumia não pode receber o novo Windows Phone 8

1 min de leitura
Imagem de: Por que o seu Lumia não pode receber o novo Windows Phone 8

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Nos últimos dias, a Microsoft balançou o mundo da tecnologia anunciando o seu novo tablet, o Surface, e também mostrando o desempenho dos seus novos sistemas operacionais móveis, o Windows RT e o Windows Phone 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, se a maioria curtiu todas essas novidades, os consumidores que sempre foram fiéis à companhia – e acreditaram no desempenho do Windows Phone 7.5 – acabaram ficando com a sensação de terem sido abandonados pela gigante de Redmond. Para remediar, a empresa rapidamente anunciou uma atualização para esses aparelhos, lançando o Windows Phone 7.8, que traria as principais funções do novo SO para esses celulares mais “antigos”.

Pensando em resolver (ou aumentar!) essa polêmica, o site Mashable elaborou um artigo que explica por que esses smartphones não vão poder receber o Windows Phone 8. Segundo a matéria, a razão é simples: trata-se de um novo sistema operacional, e não uma simples atualização de software.

Apesar de o novo SO ser muito parecido com o seu antecessor quando o assunto é o visual das suas funcionalidades, as mudanças significativas aconteceram “por trás das cortinas”. Trata-se de um sistema novo, programado e compilado de forma diferente.

Enquanto que os Windows Phone anteriores foram desenvolvidos com base nos códigos do Windows CE, o novo sistema operacional conta com a mesma linha de desenvolvimento do Windows 8. Para deixar tudo mais fácil, Greg Sullivan, gerente de marketing sênior da Microsoft, resume assim: “Antes, você tinha um telefone que rodava programas e, agora, você tem um computador portátil capaz de realizar chamadas”.

Não havia mesmo como atualizar?

Ainda em entrevista ao Mashable, Sullivan deixou claro que os donos aparelhos Lumia não serão abandonados e afirmou que as atualizações do Windows Phone 7.8 trazem os principais recursos vistos no Windows 8 que os aparelhos podem rodar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Segundo ele, a companhia poderia ter investido no desenvolvimento de uma solução para levar o SO a estes aparelhos, contudo, seriam realizados gastos enormes sem que estes trouxessem grande retorno, tanto para a companhia como também para os donos de aparelhos Lumia.

De acordo com Greg Sullivan, as outras funcionalidades do Windows Phone 8, como gerenciamento de processadores com vários núcleos, altas resoluções e tecnologias novas, como o NFC, não seriam aproveitadas pelos smartphones, pois são avanços para o quais eles simplesmente não têm suporte.

Fonte: Mashable

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.